Compartilhar
TCE promove Encontro interinstitucional sobre controle e eficiência do Estado
O Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) realizou o II Encontro de Controle e Auditoria Interna com foco no fortalecimento da gestão de riscos, do controle interno e da eficiência do Estado. O evento ocorreu nesta sexta-feira, 29, no Auditório Jarbas Passarinho, no Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará (TCM-PA), reunindo auditores, gestores públicos, servidores das áreas de controle e especialistas de diferentes instituições.
O Encontro foi promovido em parceria com o TCM-PA, a Secretaria da Fazenda do Estado do Pará (Sefa-PA) e a Controladoria-Geral do Estado do Pará (CGE-PA).
Durante a abertura, o Presidente do TCE-PA, Conselheiro Fernando Ribeiro, destacou a importância de uma atuação equilibrada e eficiente dos auditores internos na administração pública. “O bom auditor interno é aquele que tem consciência de que a lei precisa ser cumprida, mas sem engessar a atuação dos agentes públicos diante de imprevistos e situações emergenciais”, afirmou.
O secretário de Estado da Fazenda, René de Oliveira e Sousa Junior, ressaltou que iniciativas como o encontro contribuem diretamente para o aprimoramento da gestão pública. Segundo ele, o fortalecimento das auditorias e dos mecanismos de controle permite identificar riscos, aumentar a eficiência do Estado e evitar prejuízos à sociedade.
Prevenção – Um dos destaques da programação foi a palestra da presidente da Comissão de Diversidade Racial do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo (IBDA), Daiesse Jaala, que abordou o tema “O Modelo das Três Linhas nas Contratações Públicas: da teoria à prática na gestão de riscos e no controle”. “É necessário desenvolver um trabalho preventivo para mitigar riscos”, destacou.
A programação prosseguiu à tarde com a palestra “O papel da segunda linha de fortalecimento do sistema de controle interno”, apresentada pela
auditora de Finanças e Controle da CGE-PA, Lorena Arêde. A auditora-geral da Secretaria de Transparência e Controle do Estado do Maranhão (STC-MA), Luana de Jesus Pereira, abordou a efetividade da gestão de riscos nas contratações públicas.
O encerramento contou com a mesa-redonda “Auditoria Interna que gera valor para a Gestão Pública”, com a participação de Rodolfo Serrano, da CGE da Paraíba; de Amanda Campelo, da CGE do Pará; e de Vanessa Rocha, Auditoria Interna do TCE-PA.
O contador Jimmy Bryan Breves, do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humanos, entidade sediada em São Paulo, que atua com gestão hospitalar de cinco estabelecimentos no Pará, disse que o evento possibilitou o aprimoramento da atuação no controle e auditoria internos.
“As palestras foram muito importantes para um entendimento, com uma clareza maior, das consequências dos riscos de uma auditoria e um controle não muito bem conduzidos”, disse o participante.
PAF – A segunda edição do Encontro de Controle e Auditoria Interna também foi mais uma oportunidade de divulgação da Consulta Pública para elaboração do Plano de Fiscalização Anual – PAF Cidadão 2027, do TCE-PA.











