Compartilhar
TCE-PA abre inscrições para o II Prêmio de Jornalismo com foco no PAF Cidadão e com novidade para universitários
O Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) lançou oficialmente a segunda edição do Prêmio de Jornalismo da instituição. Com o tema “TCE-PA fortalece a transparência e o controle social com o PAF Cidadão”, a premiação busca valorizar a imprensa paraense e aproximar a sociedade da fiscalização dos recursos públicos. As inscrições são gratuitas e começam nesta sexta-feira, 16 de outubro, seguindo até o dia 10 de dezembro de 2026.
O lançamento ocorreu no Salão Nobre Conselheira Eva Andersen Pinheiro e reuniu conselheiros, servidores e profissionais da comunicação. Criado em 2024, a premiação tem como objetivo incentivar reportagens que expliquem a função social do Tribunal e sua atuação como indutor de políticas públicas.
Para o Presidente do TCE-PA, Conselheiro Fernando Ribeiro, o fortalecimento dos canais de comunicação é fundamental para ampliar a circulação de informações de interesse público e combater a desinformação.
“Devemos incentivar esses canais para que possam transmitir conteúdos de interesse público, que vão além das informações sobre a nossa própria instituição”, pontuou.
PAF Cidadão 2027
O tema deste ano está atrelado ao Plano Anual de Fiscalização (PAF) Cidadão 2027. Trata-se de uma consulta pública, aberta até 15 de novembro, que permite à população sugerir quais áreas e temas devem ser prioritários na fiscalização do Tribunal de Contas no próximo ano.
A secretária-geral de Controle Externo do TCE-PA, Fernanda Pantoja, destacou que o trabalho dos jornalistas é fundamental para dar visibilidade a essa consulta.
“O objetivo é alcançar 100% dos municípios paraenses, adequando o planejamento do Tribunal à realidade vivida pelos cidadãos. Uma vez aumentando esse quantitativo de participações, poderemos concluir o planejamento do nosso PAF de acordo com a realidade vivenciada daquela política pública”, explicou.
Premiação
A grande novidade desta edição é a criação da categoria Jornalismo Universitário, voltada a incentivar novos talentos da comunicação. Na categoria profissional, podem concorrer trabalhos veiculados em televisão, rádio, jornal, impresso e revistas, portais, sites e blogs de notícias de abrangência estadual.
Serão aceitas reportagens produzidas e publicadas entre 30 de setembro de 2025 e 5 de dezembro de 2026.
Para a jornalista Raiana Serrão, o prêmio representa um reconhecimento ao jornalismo profissional. “O Tribunal tem um papel fundamental de fiscalizar as contas públicas do estado. Precisamos saber como é que essa conta pública é fiscalizada, como chegam os recursos à nossa população, então eu acredito que o prêmio é fundamental”, disse Raiana, que conquistou o primeiro lugar na categoria Telejornalismo pela TV Cultura, na primeira edição.
A professora universitária Erika Siqueira, coordenadora da Agência Experimental de Jornalismo do Centro Universitário Estácio, acredita que a iniciativa incentiva os estudantes de jornalismo a desenvolver as habilidades. “A premiação vai dar visibilidade aos novos talentos, reconhece a criatividade e o compromisso dos nossos alunos com a informação e aproxima os futuros jornalistas do mercado de trabalho”, comentou.
A jornalista Dina Santos, da Assembleia Legislativa do Estado do Pará, participará pela primeira vez como avaliadora e reforçou a importância do prêmio para valorizar tanto o controle externo, quanto o trabalho da imprensa.
O resultado final será divulgado no dia 15 de janeiro de 2027 no portal oficial e nas redes sociais do TCE-PA. O edital completo e as regras detalhadas estão disponíveis no hotsite da instituição, no endereço https://tcepa.tc.br/ii-premio-jornalismo/







