Compartilhar

TCE-PA abre inscrições para o II Prêmio de Jornalismo com foco no PAF Cidadão e com novidade para universitários

Publicado em: 16/10/2026 08:16

O Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) lançou oficialmente a segunda edição do Prêmio de Jornalismo da instituição. Com o tema “TCE-PA fortalece a transparência e o controle social com o PAF Cidadão”, a premiação busca valorizar a imprensa paraense e aproximar a sociedade da fiscalização dos recursos públicos. As inscrições são gratuitas e começam nesta sexta-feira, 16 de outubro, seguindo até o dia 10 de dezembro de 2026.

O lançamento ocorreu no Salão Nobre Conselheira Eva Andersen Pinheiro e reuniu conselheiros, servidores e profissionais da comunicação. Criado em 2024, a premiação tem como objetivo incentivar reportagens que expliquem a função social do Tribunal e sua atuação como indutor de políticas públicas.

Para o Presidente do TCE-PA, Conselheiro Fernando Ribeiro, o fortalecimento dos canais de comunicação é fundamental para ampliar a circulação de informações de interesse público e combater a desinformação.

“Devemos incentivar esses canais para que possam transmitir conteúdos de interesse público, que vão além das informações sobre a nossa própria instituição”, pontuou.

PAF Cidadão 2027

O tema deste ano está atrelado ao Plano Anual de Fiscalização (PAF) Cidadão 2027. Trata-se de uma consulta pública, aberta até 15 de novembro, que permite à população sugerir quais áreas e temas devem ser prioritários na fiscalização do Tribunal de Contas no próximo ano.

A secretária-geral de Controle Externo do TCE-PA, Fernanda Pantoja, destacou que o trabalho dos jornalistas é fundamental para dar visibilidade a essa consulta.

“O objetivo é alcançar 100% dos municípios paraenses, adequando o planejamento do Tribunal à realidade vivida pelos cidadãos. Uma vez aumentando esse quantitativo de participações, poderemos concluir o planejamento do nosso PAF de acordo com a realidade vivenciada daquela política pública”, explicou.

Premiação

A grande novidade desta edição é a criação da categoria Jornalismo Universitário, voltada a incentivar novos talentos da comunicação. Na categoria profissional, podem concorrer trabalhos veiculados em televisão, rádio, jornal, impresso e revistas, portais, sites e blogs de notícias de abrangência estadual.

Serão aceitas reportagens produzidas e publicadas entre 30 de setembro de 2025 e 5 de dezembro de 2026. 

Para a jornalista Raiana Serrão, o prêmio representa um reconhecimento ao jornalismo profissional. “O Tribunal tem um papel fundamental de fiscalizar as contas públicas do estado. Precisamos saber como é que essa conta pública é fiscalizada, como chegam os recursos à nossa população, então eu acredito que o prêmio é fundamental”, disse Raiana, que conquistou o primeiro lugar na categoria Telejornalismo pela TV Cultura, na primeira edição.

A professora universitária Erika Siqueira, coordenadora da Agência Experimental de Jornalismo do Centro Universitário Estácio, acredita que a iniciativa incentiva os estudantes de jornalismo a desenvolver as habilidades.  “A premiação vai dar visibilidade aos novos talentos, reconhece a criatividade e o compromisso dos nossos alunos com a informação e aproxima os futuros jornalistas do mercado de trabalho”, comentou.

A jornalista Dina Santos, da Assembleia Legislativa do Estado do Pará, participará pela primeira vez como avaliadora e reforçou a importância do prêmio para valorizar tanto o controle externo, quanto o trabalho da imprensa.

O resultado final será divulgado no dia 15 de janeiro de 2027 no portal oficial e nas redes sociais do TCE-PA. O edital completo e as regras detalhadas estão disponíveis no hotsite da instituição, no endereço https://tcepa.tc.br/ii-premio-jornalismo/

WhatsApp Image 2026 10 15 at 20.34.19 1

WhatsApp Image 2026 10 15 at 20.36.34

WhatsApp Image 2026 10 15 at 20.36.00

WhatsApp Image 2026 10 15 at 20.37.51

WhatsApp Image 2026 10 15 at 20.37.32

WhatsApp Image 2026 10 15 at 20.37.10

WhatsApp Image 2026 10 15 at 20.42.00

Fonte: Agência de Notícias do Estado do PA

Faça um comentário