Compartilhar

Servidores aprendem a usar a Plataforma açAÍ na análise processual

Publicado em: 20/10/2026 08:22



Técnicos lotados no Gabinete da Conselheira Substituta Milene Cunha iniciaram nesta segunda-feira, 19, o curso “Inteligência Artificial Aplicada à Assessoria dos Gabinetes de Conselheiros do TCE-PA: Uso Estratégico da Plataforma açAÍ”, na sala de treinamento da Escola de Contas Alberto Veloso (Ecav).

A Plataforma açAÍ é um conjunto de aplicações de inteligência artificial (IA) e processamento de linguagem natural (PLN) desenvolvido pelo TCE-PA. Seu destaque é o assistente virtual ChatContas, que apoia a análise de processos e a triagem de documentos. O ChatContas consulta processos do e-TCE, responde com base no acervo normativo e na jurisprudência do Tribunal e trabalha sobre os documentos enviados pelo próprio servidor. Também oferece bases de conhecimento personalizadas, biblioteca colaborativa de prompts e extração de tabelas de documentos.

Voltada a assessores dos gabinetes de Conselheiros e Conselheiros Substitutos, a capacitação ensina a usar a Plataforma açAÍ de forma eficiente, segura e ética no assessoramento técnico e jurídico, com foco na produtividade, na qualidade técnica e na segurança institucional. O primeiro encontro apresenta os fundamentos da IA e dos modelos de linguagem e explica como a plataforma reduz o risco de respostas inventadas ao se apoiar no acervo do Tribunal. Também trata de cuidados no uso, como sigilo processual e proteção de dados, e termina com um laboratório no ChatContas.

Na quarta-feira, 21, os participantes trabalham com processos reais do e-TCE, em matérias como orçamento, aposentadoria e tomada de contas especial. A atividade inclui a elaboração, com apoio da IA, de ementas, relatórios e propostas de decisão, além da verificação crítica da fundamentação jurídica e da exatidão dos dados gerados.

Em sua sétima edição, o curso tem como facilitador o auditor de controle externo Bráulio Henrique Orion Uchôa Veloso Pinto, cientista de dados da Assessoria Técnica da Secretaria de Tecnologia da Informação (Setin).

WhatsApp Image 2026 10 19 at 12.21.59 1

WhatsApp Image 2026 10 19 at 12.21.59 2

WhatsApp Image 2026 10 19 at 12.21.59 3

Fonte: Agência de Notícias do Estado do PA

Faça um comentário