Compartilhar

Seminário Economia do Mar consolida papel estratégico do Maranhão na fronteira do desenvolvimento sustentável

Publicado em: 16/05/2026 03:30

Em meio a debates sobre transição energética e ao avanço da chamada Economia Azul no Brasil, o Maranhão entrou no centro das discussões sobre o futuro do setor marítimo. O Sebrae, a FIEMA e a Associação Brasileira de Empresas da Economia do Mar (ABEEMAR) realizaram o 7º Seminário Economia do Mar, reunindo autoridades, empresários, universidades, centros de pesquisa e estudantes para debater estratégias capazes de transformar o potencial oceânico do estado em desenvolvimento econômico, inovação e novas oportunidades.

Paineis abordam temáticas ligadas à economia do mar em evento realizado no Maranhão. (Sebrae/Divulgação)

O Maranhão detém posição geopolítica privilegiada na Margem Equatorial brasileira e conta com 640 km de litoral, condições que se somam à dinâmica de um Complexo Portuário com reconhecida eficiência e a um conjunto de ações institucionais em cadeias produtivas complementares. Diante desse potencial, São Luís tornou-se a primeira capital da região a promover um debate estruturado sobre a economia do mar, sediando também o primeiro evento do segmento realizado no Nordeste.

Durante a abertura do seminário, promovido nesta quinta-feira (14), o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Maranhão, Celso Gonçalo de Sousa, ressaltou a dinâmica de negócios nesse ecossistema. “O Maranhão reúne condições únicas para participar desse processo como protagonista: posição geográfica estratégica, relevância portuária, potencial energético e capacidade de expansão e geração de negócios ligados à economia azul. Mas, é preciso mais investimentos, ações e planejamento de forma contínua e eficiente”, destacou o presidente.

Abertura do Seminário reúne representantes institucionais, fortalecendo potencial do Maranhão na economia do mar. (Sebrae/Divulgação)

O presidente em exercício da FIEMA, Fábio Nahuz, reforçou as perspectivas de futuro a partir desse marco. “Vivemos um novo momento, com a implantação da ZPE e o debate sobre a economia do mar e economia azul. Isso nos traz perspectiva de uma mudança de patamar e para que a gente possa realmente aumentar o PIB estadual, gerar mais empregos de qualidade e trazer a industrialização tão esperada por nós para o Maranhão”, disse Nahuz.

Já o vice-presidente executivo da FIEMA, Luiz Fernando Renner, lembrou que o seminário é um desdobramento do encontro realizado em março com especialistas da Seenemar para apresentar como o Rio de Janeiro estava tratando sua Economia do Mar. Ele observou o papel da iniciativa como catalisadora do debate sobre como aproveitar o potencial maranhense. “O seminário deixou resultados importantes, mostrando caminhos para aproveitar os recursos oceânicos de forma sustentável e equilibrada, podendo gerar grandes investimentos e oportunidades para os maranhenses. A colaboração entre empresas, governo e academia é essencial para o desenvolvimento de todo esse potencial”, avaliou o executivo.

Presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Celso Gonçalo, ressalta necessidade de investimentos, preparação empresarial e planejamento para avanços. (Sebrae/Divulgação)

De forma complementar, o presidente da ABEEMAR, João Azeredo, reiterou a qualidade dos debates. “Ressaltamos a profundidade da discussão sobre a Margem Equatorial, entre outros temas, e as altas expectativas para o desenvolvimento econômico e social da região, com foco na geração de empregos e renda. A importância da ação não está apenas no diálogo, mas na necessidade de avançar do potencial para a concretização de projetos, incluindo a preparação para a exploração de petróleo”, afirmou.

Também participaram da abertura do evento o secretário-adjunto da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos do Maranhão, José Domingues Neto; Sérgio Bacci, presidente da Transpetro; Rakel Murad, presidente da ZPE/MA; Cauê Aragão, presidente da Investe Maranhão, e Walter Canales, reitor da UEMA.

Fortalecendo os negócios e o potencial empreendedor do Maranhão: Sebrae recebe reconhecimento 

O fomento à cadeia produtiva esteve em destaque no painel “Empreendedorismo na Economia do Mar — Selo Azul”. Com participação do diretor superintendente do Sebrae Maranhão, Albertino Leal, o debate mostrou ações de valorização das micro e pequenas empresas locais e a articulação de cadeias produtivas importantes, como artesanato, pesca e o turismo costeiro, abordando linhas de crédito para negócios que atuam de forma ecologicamente correta em áreas litorâneas.

Painel com participação do superintendente do Sebrae, Albertino Leal, enfocou ações focadas no empreendedorismo e trouxe reconhecimento ao Sebrae pela atuação estadual. (Sebrae/Divulgação)

Durante a palestra, foram destacadas iniciativas como o Cidade Empreendedora e o Juros Zero, além das ações do Sebrae voltadas à preparação das empresas para uma gestão mais eficiente, inovadora e sustentável. A atuação da instituição na articulação de parcerias locais recebeu reconhecimento dos participantes, que sugeriram a inclusão da categoria Economia do Mar no Prêmio Prefeitura Empreendedora em âmbito estadual, seguindo o exemplo adotado no Rio de Janeiro.

“Fico muito feliz com a repercussão do trabalho que o Sebrae faz no Maranhão e fora do estado. Temos demonstrado essa capacidade e atuado como protagonistas, nos colocando como parceiros e partícipes das estratégias de desenvolvimento de inclusão e geração de oportunidades para os pequenos negócios. Ficamos muito felizes, pois isso mostra que estamos no caminho certo”, comentou o superintendente do Sebrae.

Programação técnica reforça condições estruturais e ambiente institucional do Maranhão

No painel intitulado “Margem Equatorial para o Maranhão — Cidades Costeiras Resilientes”, os debates giraram em torno da exploração segura e sustentável de petróleo e gás na região, que se desenha como um novo vetor de crescimento energético do país a partir da Margem Equatorial.

Da esquerda para a direita: Fábio Nahuz, Priscilla Oliveira, Celso Gonçalo, Cristiano Barroso Fernandes e João Azeredo, durante o 7º Seminário de Economia do Mar. (Sebrae/Divulgação)

Já o painel “Portos e Logística — Integração Global e Desenvolvimento” abordou a excelência portuária maranhense, discutindo a expansão da infraestrutura aquaviária, gargalos de navegação e os novos investimentos em pesquisa, novas plantas industriais e inovação tecnológica liderados pelo Porto do Itaqui (EMAP).

Negócios, Tecnologia e Energias Renováveis

A programação da tarde foi iniciada com palestra técnica de grande interesse mercadológico para o empresariado local, sobre o tema “Como Fazer Negócios com a Petrobras e a Transpetro”. A apresentação desmistificou o processo de compras das estatais, mostrando os caminhos e as conformidades técnicas necessárias para que pequenas e médias empresas fornecedoras do Maranhão consigam integrar essa gigantesca cadeia de valor.

A inovação tecnológica ainda ganhou espaço no terceiro bloco temático da tarde, “Tecnologia e Transformação Digital no Mar — IA e IoT”, que abordou como a Inteligência Artificial e a Internet das Coisas estão revolucionando o monitoramento da costa brasileira e ajudando a otimizar a segurança.

Selo Azul – O evento também colocou em evidência o Selo Azul – Cidades Costeiras, uma certificação internacional que atua como ferramenta de governança e fomento econômico para apoiar as prefeituras a transformarem o litoral em polos de desenvolvimento sustentável, que deverá ter o Sebrae como um grande parceiro no Maranhão.

Fechando as discussões técnicas, o painel “Potencial de Eólica Offshore no Maranhão” destacou as vantagens competitivas do Maranhão na geração de energia limpa a partir do regime de ventos, demonstrando que o estado reúne as características ideais (profundidade e constância de ventos) para atrair investimentos internacionais no mercado de hidrogênio verde e com a transição energética global.

Setor empresarial ressalta conjunto de oportunidades

Com mais de 90% de pequenos negócios entre as empresas ativas, o Maranhão tem no aproveitamento dessa janela de oportunidades trazidas pela economia do mar alguns caminhos para o desenvolvimento. Reconhecendo várias oportunidades nesse aspecto, empresários defenderam a preparação para aproveitar oportunidades.

Setor produtivo participa do Seminário, com boas expectativas sobre esse novo momento da economia estadual. (Sebrae/Divulgação)

Marcos Felipe, gerente de operações da Tropical Ship Supply, que atua na cadeia de fornecimento de suprimentos e produtos materiais e equipamentos, destaca que essa é uma área em expansão na costa do estado. “O evento serviu para conscientizar, mostrar, e abrir caminhos para as empresas e para os empresários, mostrando os nossos potenciais. Temos bastante oportunidades e precisamos estar preparados”, disse ele.

Cláudio Neves é engenheiro mecânico e consultor especializado em manutenção de frota. Para ele, o seminário permitiu vislumbrar oportunidades relevantes para o Maranhão. “Somos um estado com grande potencial de desenvolvimento ainda pouco explorado. Precisamos conhecer as oportunidades e nos preparar para gerar um desenvolvimento responsável, que respeite o meio ambiente e as populações locais, mas traga novos horizontes para o nosso estado”.

O seminário consolidou o Maranhão como um dos estados mais promissores para o desenvolvimento de negócios ligados ao potencial oceânico, reunindo diferentes setores em torno de um objetivo comum: transformar oportunidades em investimentos, geração de emprego, inovação e desenvolvimento sustentável.

Fonte: Agência de Notícias do Estado do MA

Faça um comentário