Compartilhar
Sebrae incentiva conexões estratégicas entre empresários acompanhados pelo Programa ALI
Pequenos empresários atendidos pelo Sebrae no Distrito Federal, por meio do Programa Agentes Locais de Inovação (ALI), participaram na última quarta-feira, 15 de abril, da mais recente edição do Conexão ALI: Meeting Empresarial. O evento integra o cronograma de atividades do primeiro ciclo de 2026 e envolveu representantes de ao menos 160 empreendimentos de diferentes segmentos em uma programação marcada por networking, aprendizado e troca de experiências. O encontro, realizado no Espaço Porto Cristal, no Park Way, contou com a presença de empreendedores beneficiados pelo programa, além de agentes, consultores e representantes da instituição de apoio aos pequenos negócios na capital.
A diretora técnica do Sebrae no DF, Diná Ferraz, deu as boas-vindas aos empresários destacando que o propósito central do encontro é gerar conexões reais e dar visibilidade aos negócios locais perante a sociedade. Ela também reforçou que o Programa ALI possui uma trajetória de mais de uma década e tem o objetivo de apoiar donos de micro e pequenas empresas locais na adoção de práticas inovadoras capazes de aumentar a produtividade, reduzir custos e melhorar processos, produtos ou serviços.
“O objetivo do ALI é permitir que o empresário vire a chave e faça com que sua empresa possa estar mais sólida e reconhecida no mercado. É um programa maravilhoso que oferece todo o suporte necessário para que vocês possam administrar melhor, crescer e se tornar referência em seus segmentos”, comentou a dirigente.
“Sabemos que empreender pode ser uma jornada solitária, e encontros como este reforçam que o crescimento acontece a partir das conexões, da troca de experiências e das parcerias estratégicas. Cada conversa aqui tem potencial para abrir caminhos, fortalecer relações e impulsionar o ecossistema empreendedor do Distrito Federal”, destacou a coordenadora da Gerência de Atendimento Personalizado do Sebrae no DF, Natany Lemos.
O atual ciclo do programa foi oficialmente aberto na primeira quinzena de março e reúne um total de 473 empresários que estão sendo acompanhados por 20 agentes locais de inovação. Em sua maioria, os donos dos empreendimentos aderiram à iniciativa em busca de soluções para aprimorar o faturamento, expandir a base de clientes e potencializar ações de marketing e vendas.
Com esse cenário como pano de fundo, a gestora do programa no Sebrae no DF, Rosimeyre Prado, apresentou ao público presente indicadores que comprovam o impacto da solução nos últimos ciclos, reforçou a importância de promover o Conexão ALI, visando a construção de parcerias entre os empresários e dos objetivos para 2026. “Nossa meta para este ano é ser ainda melhor. Trabalhamos para que o ALI seja o braço direito do empresário, promovendo acesso a consultorias que resolvem dores reais. Queremos que vocês aproveitem este evento para sair daqui com conexões transformadoras e com a certeza de que a inovação é o caminho para o crescimento sustentável de seus negócios”, pontuou a gestora.

Rosimeyre também apresentou ao público dados sobre o atual ciclo do programa, que contempla empreendimentos até mesmo das mais recentes regiões administrativas instaladas no Distrito Federal e de localidades em expansão, como a Colônia Agrícola 26 de Setembro.
A programação do evento seguiu com a apresentação de detalhes de uma rodada de crédito que o Sebrae no DF. A iniciativa está prevista para ocorrer durante a Semana do Microempreendedor Individual (MEI), mais precisamente dia 28 de maio, uma quinta-feira, na Agência de Atendimento da instituição localizada na 515 Norte. As rodadas de crédito são eventos focados em aproximar donos de micro e pequenas empresas de instituições financeiras, oferecendo condições especiais para capital de giro ou expansão.
Na sequência, a organização do evento promoveu rodadas temáticas divididas em quatro temas: tecnologia, pessoas, finanças e marketing. Sob a condução dos agentes locais de inovação, os empresários participaram de cinco ciclos de 20 minutos, com a liberdade de transitar entre as mesas conforme seus interesses.

Para tornar a experiência mais interativa, os empresários puderam, ainda, estabelecer contatos em segundos via QR Codes disponíveis nos crachás. Ao final, mais de 500 conexões foram criadas e os participantes mais empenhados foram premiados pela organização do evento.
Entre os diversos empresários presentes ao evento estava Afonso Carlos de Souza, proprietário da Good Trudelnik. A marca está instalada no Águas Claras Shopping e é especializada na fabricação e comercialização do doce do leste europeu, o trudelnik, também conhecido como bolo chaminé.

O empreendimento, ganhou forma dias antes do início da pandemia por um outro empresário e foi adquirido integralmente por Afonso em 2022, após um período de incertezas e fechamentos forçados. Para manter o negócio vivo, ele mergulhou na operação para entender a fundo o produto e elevou o padrão de qualidade para se diferenciar das grandes redes de franquias.
Mesmo com um produto gourmetizado e superior à concorrência, Afonso identificou que a gestão exige ajustes constantes que vão além da cozinha. Com a participação no Programa ALI, ele tem utilizado o suporte do Sebrae no DF para tomar decisões estratégicas, como a análise de um novo ponto comercial e o reposicionamento de marca para atingir o público-alvo ideal. “O empresário precisa estar no local adequado para o seu produto/serviço. Percebi com o acompanhamento do agente local de inovação que sair do shopping e ir para outro espaço, seria mais favorável à nossa operação. Os problemas não se resumem apenas a processos ou finanças, mas é também marketing e público. O ALI nos ajuda a identificar aonde ir e como ir para que a operação tenha sucesso real”, analisou o empresário.
As advogadas Angela Cristina Rocha e Ângela Cristina Gonçalves também participaram do evento. Com uma bagagem de mais de 20 anos de experiência e uma parceria consolidada em áreas como Direito Trabalhista, Civil, Família e Sucessões, as especialistas decidiram unir suas expertises há quatro anos para alcançar novos mercados e são sócias no escritório Gonçalves & Rocha Advocacia, com sede em Taguatinga Centro.

As advogadas destacaram que o acompanhamento no Programa ALI tem sido fundamental para validar a gestão do negócio, trazendo a segurança de que o escritório está no caminho certo, especialmente no que diz respeito à organização e à ausência de confusão patrimonial, aprimorando o conhecimento técnico e administrativo da dupla. “Percebi que estamos no caminho certo. Não temos confusão patrimonial, estamos aprimorando nossos conhecimentos e somos muito gratas ao ALI, porque já aprendemos muita coisa que pôde ser aplicada em nosso escritório”, observou Angela Rocha.
A experiência de participar do Conexão ALI também superou as expectativas das sócias, que se surpreenderam com o porte e a diversidade de setores presentes. Para Ângela Gonçalves, a oportunidade de networking foi o ponto alto, permitindo conexões com um público vasto que ela não imaginava encontrar. As advogadas, inclusive, encerraram a programação com duas reuniões agendadas com empresários do ramo da construção civil. “Este evento nos trouxe possibilidade de conexão. Fiquei espantada com a diversidade de segmentos empresariais. É um público diverso que eu não imaginava encontrar em um só local”, pontuou Ângela Gonçalves.
À frente da DF Distribuidora, empreendimento com uma trajetória de dez anos na comercialização de bebidas e que tem sede na 210 Norte, Paulo Ferraz de Lima aproveitou a dinâmica do evento para estabelecer novos contatos e continuar projetando o futuro de um negócio que já provou sua resiliência. Ao lado do irmão, com quem divide a gestão da marca, o empresário superou os desafios da pandemia e atualmente vivencia um momento de operação equilibrada, com atendimentos no balcão e por delivery.

Com o acompanhamento do agente local de inovação do programa, Paulo, agora, concentra esforços para elevar o faturamento e explorar toda a capacidade produtiva de sua unidade. O foco tem sido o fortalecimento da marca e o investimento em marketing, visando alcançar a capacidade total da unidade antes de partir para novos horizontes.
Paulo, inclusive, aproveitou a dinâmica das rodadas promovidas durante o evento para prospectar contatos nas áreas de finanças e de marketing pensando na expansão de sua operação. Os planos incluem alcançar clientes dentro do Plano Piloto, em localidades como Asa Sul, Noroeste e Sudoeste. “Nós entendemos que nossa operação não chegou nem a 50% do nosso potencial. Estamos focando bastante no marketing para ampliar nossa marca para outros consumidores. Este evento foi muito interessante para trocar experiências. Também conheci pessoas que trabalham com finanças que falaram sobre crédito, o que é essencial para o momento de expansão”, concluiu o empresário.
–
–