Compartilhar

Sebrae Goiás ocupa palco principal da FICCA com Cíntia Chagas e painéis sobre empreendedorismo e diversidade

Publicado em: 28/10/2026 10:43

O Sebrae Goiás, com sua Feira do Empreendedor, comandou a programação do palco principal do FICCA 2026 (Feira da Indústria, Comércio, Cooperativismo, Empreendedorismo e Agronegócio de Goiás), na terça-feira (27), no Centro de Convenções de Goiânia. O público presente pôde acompanhar painéis com debates sobre liderança feminina, longevidade, empreendedorismo e moda. Um dos destaques foi a palestra da influenciadora Cíntia Chagas, que atraiu centenas de pessoas. A influenciadora é especialista em comunicação, palestrante, escritora e educadora, e tem mais de 7,6 milhões de seguidores no Instagram.

A influenciadora Cíntia Chagas abordou a “oratória da elegância”, dando orientações sobre comunicação, postura e imagem profissional

Na apresentação, Cíntia abordou a chamada oratória de elegância, com foco na comunicação verbal e não verbal e na influência da postura, dos gestos e da fala sobre a imagem profissional. “Um conteúdo bom, serviço bom, trabalho bom leva a pessoa até um certo patamar. Depois desse patamar, o que contará para que a mulher vá além será a oratória, a postura, a compostura”, afirmou.

Entre as dicas práticas, Cíntia destacou a maneira correta de se posicionar em pé. “O segredo para se ficar em pé com elegância é dividir o peso igualmente entre as pernas”, explicou. Segundo ela, apoiar o corpo em apenas uma perna e deslocar o quadril transmite uma imagem mais informal, o que pode comprometer a credibilidade profissional.

Liderança feminina, longevidade e negócios goianos

O painel sobre lideranças femininas abordou a participação das mulheres em postos-chave em empresas

No painel “Lideranças Femininas em Perspectiva: Expectativas para a economia, a sociedade e os setores produtivos em 2027”, mediado por Vera Lúcia Oliveira, gestora estadual do Sebrae Delas, participaram Ana Cláudia Cândida Ferreira de Castro Lima, presidente do Conselho de Administração do Sicoob do Vale; Carolina Berteli, médica-veterinária e gerente de Formação Profissional Rural do Senar Goiás; Silvia Umbelino, da marca Manga Rosa Pink; e Wanessa Cruvinel, presidente da Associação Comercial e Industrial de Jataí (ACIJ) e do Conselho Regional do Sudoeste Goiano (Condef).

Vera destacou a presença das mulheres nas indústrias, empresas, cooperativas e outras iniciativas que movimentam a economia goiana. Apesar dos avanços, ela apontou desafios relacionados ao acesso ao crédito, aos mercados e a espaços de discussão e decisão. “As mulheres estão presentes nas indústrias, nas empresas, nas cooperativas, nas diversas iniciativas. Têm movimentado a economia do Estado, mas ainda há desafios relacionados ao acesso a crédito, acesso a mercado e espaços para discussão de pautas relevantes”, afirmou.

A programação também incluiu o painel “Mente Prata, Negócios de Ouro: uma jornada de maturidade”, mediado por Elaine Moura, responsável pela gestão estadual do Programa Plural do Sebrae Goiás. Ela conduziu a discussão sobre longevidade, mudanças sociais e a necessidade de rever conceitos sobre dinheiro, trabalho e qualidade de vida depois dos 50 anos.

“Mente Prata, Negócios de Ouro: uma jornada de maturidade” debateu longevidade, mudanças sociais e empreendedorismo 50+

O debate abordou a importância de desenvolver novas habilidades ao longo da vida e de repensar a relação com os recursos financeiros. A discussão também propôs uma mudança na percepção sobre o envelhecimento, com destaque para as possibilidades de aprendizado, autonomia e bem-estar nessa fase.

Outro destaque foi a atividade sobre afroempreendedorismo, que apresentou a trajetória da Pop Corn Gourmet, marca goiana de pipocas gourmet fundada pela jornalista Elaine Moura. A história do negócio mostrou o desenvolvimento da empresa criada em Goiás e sua atuação no mercado.

Empreendedorismo feminino e força da moda goiana

No Talk Delas, representantes de coletivos de empresárias falaram sobre suas experiências e desafios de liderança

Já o Talk Delas reuniu Nara Velasco Santos, do Coletivo Mais; Roseane Maria, do Grupo Expo Mulher GYN e Furacanizada; e Aline de Souza Rosa Miranda, da Expopeças Mulher. A conversa foi mediada pela Embaixadora do Empreendedorismo Feminino da Regional de Goiânia do Sebrae, Beatriz Dorneles.

As participantes compartilharam experiências de liderança e atuação em grupos de empreendedorismo feminino. Segundo Beatriz, as iniciativas reúnem comunidades com mais de 300 mulheres e contribuem para ampliar as oportunidades de troca, apoio e inspiração entre empresárias.

Beatriz também mediou o painel “Moda em Movimento”, que reuniu Alexandre, da Mafit Moda Fitness, e Liamar Luiza Barbosa, da Zênite Plus Size. A discussão abordou diferentes segmentos da produção de vestuário em Goiás, incluindo moda fitness, plus size e country.

A mediadora destacou a capacidade produtiva das empresas locais, com marcas que desenvolvem os próprios produtos, e chamou a atenção para as mudanças no consumo. Entre os assuntos abordados estavam o interesse dos jovens pela moda country e a atuação da Zênite Plus Size, marca com mais de 30 anos de história que produz peças a partir do tamanho 40.

O painel “Moda em Movimento” reuniu representantes de diferentes segmentos da produção de vestuário em Goiás, incluindo moda fitness, plus size e country

A FICCA é uma realização do Sebrae Goiás, Fieg, Fecomércio Goiás, Facieg, Sistema OCB/GO, Senar Goiás/Faeg e segue até esta quinta-feira, com entrada gratuita.

Informações e inscrições: https://ficca.com.br/

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Acesse aqui o Site do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn

Fonte: Agência de Notícias do Estado de GO

Faça um comentário