Compartilhar
Sebrae destaca força dos pequenos negócios na ConstruNordeste 2026
A construção civil e toda a cadeia produtiva ligada ao setor estão reunidas para a ConstruNordeste 2026, aberta na noite desta quarta-feira (12), no Centro de Convenções Salvador. Considerada uma das principais feiras do segmento do Norte e Nordeste, a programação segue até sexta-feira (14), com exposição de produtos e equipamentos, inovação, tecnologia, disseminação de conhecimento e rodada de negócios.
O Sebrae Bahia, que está presente na feira desde a primeira edição, realizada em 2023, ampliou sua atuação neste ano para aproximar micro e pequenas empresas das oportunidades geradas pela cadeia da construção civil.
“Para nós do Sebrae, é uma felicidade estar junto de um evento tão importante e que tem o movimento empresarial mostrando um daqueles fatores que é da essência do movimento empresarial. Quando empresários se unem, quando empresários estão através de uma entidade de classe, como um sindicato, a gente consegue fazer coisas grandiosas. E esse evento, a ConstruNordeste, é um exemplo disso, dessa união empresarial”, afirmou o diretor técnico do Sebrae Bahia, André Gustavo.
O diretor destacou ainda a dimensão da cadeia da construção e a presença expressiva dos pequenos negócios. Segundo ele, dados do IBGE apontam quase 30 mil empresas na cadeia ampliada do setor, considerando segmentos como vestuário, manutenção e alimentação, entre outros.
“Quando, através do associativismo, através dessa força empresarial, iniciativas como essa batem à porta do Sebrae, não tem como a gente não se unir. O Sebrae é parceiro do evento desde a primeira edição, acreditamos muito no potencial e sabemos que a cadeia produtiva do setor da construção civil tem muitas micro e pequenas empresas”, acrescentou.
Nesta edição, o Sebrae ocupa uma área de aproximadamente 500 metros quadrados, reunindo 72 pequenos negócios e startups ligados à cadeia da construção. O espaço reúne empresas de segmentos como construtechs, automação, energia solar, cerâmica, tintas, metalmecânica, vidros, refrigeração, saneantes, movelaria e outros setores.
A estrutura também conta com espaços de atendimento do Sebrae e do BTX, em parceria com a Regional Salvador, além da participação da Faculdade Sebrae, em parceria com a UEE. A proposta é transformar a presença na feira em um ambiente de conexão, atendimento, inovação e geração de negócios.
O Sebrae busca ampliar o acesso dessas empresas a construtoras, incorporadoras, compradores, fornecedores, distribuidores e potenciais parceiros, fortalecendo a competitividade e a inserção dos empreendimentos baianos no mercado.
A estratégia dá continuidade ao trabalho iniciado em 2023. Na edição de 2025, a participação do Sebrae resultou em aproximadamente R$ 6 milhões em negócios gerados para clientes da instituição. Para 2026, a expectativa é ampliar as oportunidades de prospecção, parcerias e abertura de novos mercados.

Melhoria do ambiente de negócios
Para o presidente do Sinduscon-BA, Eduardo Bastos, a realização da feira é resultado de meses de planejamento e tem como objetivo movimentar o setor e contribuir para a melhoria do ambiente de negócios da construção civil. “São meses de planejamento para movimentar o setor e melhorar o ambiente de negócios da construção civil. A ConstruNordeste é a maior feira do Norte e Nordeste e coloca lado a lado exposição de materiais e equipamentos, inovação, tecnologia, disseminação de conhecimento e também a rodada de negócios”, destacou.
A programação reúne empresários, representantes de entidades de classe, fornecedores, construtoras, incorporadoras, profissionais e instituições ligadas ao setor. A expectativa é ampliar as conexões comerciais e criar novas oportunidades para empresas de diferentes portes.
O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Carlos Henrique Passos, ressaltou o potencial da construção civil para incorporar processos industriais e gerar valor para a economia baiana. “Teremos na construção civil a oportunidade de trazer valor a partir da industrialização do setor. Eventos como esse têm uma capacidade enorme de desenvolvimento para o estado”, afirmou.
A abertura contou com a presença de representantes de entidades e instituições do setor, entre eles o presidente da Ademi-BA, Cláudio Cunha; Eduardo Almeida, da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC); Luiz Gavazza, diretor-presidente da Bahia; e o secretário da Casa Civil da Bahia, Aderbal Lafuente, que representou o governador Jerônimo Rodrigues.
Com a programação até sexta-feira (14), a ConstruNordeste 2026 mantém como foco a geração de negócios, a inovação e a integração dos diferentes elos da cadeia da construção, com os pequenos negócios ocupando espaço de destaque na programação e nas oportunidades oferecidas pelo evento.