Compartilhar

Projeto amplia práticas de leitura em biblioteca de escola municipal

Publicado em: 21/07/2026 14:33

A Escola Municipal Professora Natalina Costa Cavalcante, localizada no bairro do Tabuleiro do Martins, em Maceió, promoveu uma atividade do projeto interdisciplinar “Lendo, Contando e Cuidando do Planeta”. A iniciativa integra o Plano de Ação do Programa Escola 10 e visa unir práticas de leitura e aprendizagem no ambiente escolar.

A atividade foi realizada na última na sexta-feira (17) e contou com a participação da escritora Márcia Portela, que é diretora-geral da unidade de ensino. Ela conduziu a mediação de leitura com estudantes das turmas dos segundos anos A e B, durante o turno da manhã.

Embora a primeira ação tenha sido conduzida com os estudantes do 2º ano, o projeto será desenvolvido durante todo o ano letivo e deverá alcançar alunos da Educação Infantil, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai).

Segundo a diretora-geral, a atividade faz parte de um conjunto de ações voltadas à reativação da biblioteca da escola, que permaneceu desativada por um período. A proposta é transformar o espaço em um ambiente de incentivo à leitura e à produção de conhecimento para estudantes em diferentes etapas da educação.

“Como uma forma de reativar ou reinaugurar a biblioteca, estamos fazendo movimentos para que os professores utilizem esse espaço para o exercício da prática da leitura, da Educação Infantil e até da Ejai”, explicou Márcia Portela.

A proposta contempla a realização de mediações de leitura em diferentes espaços da escola, além de desenvolvimento de atividades em sala de aula. A unidade de ensino também pretende receber outros autores para aproximar os estudantes da literatura e incentivar a produção autoral alagoana.

A atividade contou com o apoio da vice-diretora, Adalgisa Christine da Silva Ataide Vanderlei, e das coordenadoras pedagógicas, Bernadete Vanderlei e Maria de Fátima Arruda, que contribuíram para a organização e a mediação das atividades.

De acordo com a gestão escolar, as atividades de mediação e as práticas relacionadas ao uso da biblioteca devem continuar até o encerramento do ano letivo, contemplando os turnos da manhã, da tarde e da noite. A iniciativa visa fortalecer o hábito da leitura e integrar diferentes áreas do conhecimento à formação dos estudantes.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 – Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.

Fonte: Agência de Notícias do Estado de AL

Faça um comentário