Compartilhar

Prefeitura de Guaraí e Corpo de Bombeiros formam nova turma do Bombeiro Mirim e investem na construção de futuros cidadãos

Publicado em: 24/06/2026 18:27

Projeto oferece formação cidadã, disciplina e prevenção para crianças e adolescentes do município

A Prefeitura de Guaraí, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, e a 7ª Companhia Independente Bombeiro Militar (7ª CIBM) celebraram a formatura de mais uma turma do Programa Educacional Bombeiro Mirim (PROEBOM), iniciativa que contribui para a formação cidadã de crianças e adolescentes por meio da educação, disciplina e prevenção.

O programa atende jovens de 10 a 14 anos e tem como objetivo promover valores essenciais para a vida em sociedade, fortalecendo vínculos familiares e comunitários, além de contribuir para o afastamento de situações de vulnerabilidade social.

Como parte da parceria, a Secretaria Municipal de Assistência Social disponibiliza a estrutura do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), onde são realizadas as aulas e treinamentos conduzidos pelo Corpo de Bombeiros Militar. Os encontros acontecem três vezes por semana, às terças, quartas e quintas-feiras, proporcionando um ambiente de aprendizado, convivência e desenvolvimento pessoal.

Ao longo da formação, os participantes receberam instruções em diversas áreas, entre elas Ética e Cidadania, Primeiros Socorros, Prevenção de Acidentes e Noções de Combate a Princípios de Incêndio. Além dos conhecimentos técnicos, o programa incentiva a prática de valores como respeito, responsabilidade, solidariedade, disciplina e trabalho em equipe.

A cerimônia de formatura marca a conclusão de uma importante etapa na vida dos alunos e simboliza os resultados de um trabalho desenvolvido com dedicação, compromisso e cooperação entre o Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins e o município de Guaraí.

A iniciativa reafirma o compromisso da gestão municipal com políticas públicas voltadas à infância e à adolescência, investindo em ações que promovem inclusão social, cidadania e oportunidades para o desenvolvimento integral dos jovens.

Mais do que uma formatura, o momento representa a colheita de valores semeados ao longo de meses de aprendizado. Por meio da parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social e o Corpo de Bombeiros Militar, o Programa Bombeiro Mirim segue transformando vidas, despertando sonhos e formando cidadãos mais conscientes, preparados e comprometidos com a construção de uma sociedade melhor.

Fonte: Agência de Notícias do Estado de TO

Faça um comentário