Compartilhar
Prefeitura de Goiânia multa dono de lava jato em R$ 5 mil por descarte irregular de lixo às margens do Córrego Capim Puba
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia (GCM) e da Secretaria Municipal de Eficiência (Sefic), multou em R$ 5 mil o proprietário de um lava jato por descarte irregular de resíduos às margens do Córrego Capim Puba, nesta segunda-feira (20/7). Após denúncia feita nas redes sociais, as equipes deslocaram-se até a Rua 15-A, no Setor Aeroporto, onde localizaram o automóvel utilizado no descarte irregular.
No local, os agentes identificaram o proprietário do veículo, que informou que um de seus funcionários o utilizou para realizar o descarte irregular sem sua autorização. Segundo ele, o automóvel pertenceria a uma cliente. Além da autuação, foi constatado que o lava jato funcionava sem a licença ambiental. Em razão da irregularidade, a fiscalização lavrou uma notificação, concedendo prazo de 30 dias para que o estabelecimento providencie a devida regularização.
A Guarda Civil Metropolitana alerta a população sobre os riscos do descarte irregular de resíduos em Área de Preservação Permanente (APP). Entre os riscos está o de poluição das águas pelos resíduos descartados; aumento da sujeira, favorecendo transbordamentos e alagamentos; mau cheiro, proliferação de mosquitos vetores de doenças; degradação da fauna e da flora, e a remoção da proteção vegetal facilitando erosões e o assoreamento do leito do córrego.
A GCM indica a população que, caso presencie descarte irregular, denuncie pelos canais oficiais 153 da GCM e 3524-2115 da Amma/ Sefic. Se possível, informar o local exato, data e horário, e características do descarte.

