Compartilhar
Prefeitura capacita ambulantes que vão trabalhar no São João Massayó
A Prefeitura de Maceió promoveu capacitações para os ambulantes sorteados que irão trabalhar no São João Massayó 2026. Os cursos foram realizados na quarta-feira(10) e quinta-feira(11), na sede da Vigilância Sanitária, localizada na Rua Alexandre Passos, no bairro de Jaraguá.
As capacitações aconteceram em parceria com a Defesa Civil, a Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana(Alurb), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar(Semdes), Vigilância Sanitária Municipal e o Procon Maceió.
“O curso de boas práticas para os ambulantes que atuarão no São João de Maceió tem como objetivo orientar os participantes sobre segurança, organização, atendimento ao público e cumprimento das normas do evento. A capacitação contribui para uma festa mais segura, organizada e acolhedora para trabalhadores, moradores e turistas”, explicou o guarda municipal e coordenador de ensino da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã, Maia Júnior.
A formação também busca preparar e atualizar os participantes sobre as normas de segurança e as exigências legais para a comercialização de alimentos e bebidas durante o evento. O chefe especial da Vigilância Sanitária, Airton Santos, destacou a importância da iniciativa, realizada anualmente, para garantir a organização e a segurança da festa.
“Ministramos palestras sobre boas práticas, destacando a necessidade do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), da verificação da validade dos produtos e da correta higienização dos alimentos e do espaço de trabalho, medidas essenciais para garantir a segurança alimentar dos consumidores, inclusive em relação às bebidas comercializadas no local”, enfatizou Airton Santos.
Ambulante há 25 anos e proprietário da barraca Ceará Coquetéis, Audísio de Sousa participou do curso e ressaltou a importância da capacitação para assegurar a qualidade dos serviços oferecidos durante o evento.
“O curso é um benefício muito grande para nós, que trabalhamos com isso, porque exige muito da gente, como a qualidade do produto e a higiene. A gente vem aqui e aprende. Então, eu acho muito benéfico não só para nós, que somos trabalhadores, como para os clientes que vêm até a nossa barraca”, relatou.
Além disso, a Alurb promoveu palestras sobre a responsabilidade dos ambulantes quanto à limpeza dos estabelecimentos, à organização dos espaços de trabalho, ao descarte correto de resíduos e ao acondicionamento adequado dos alimentos.
Secretaria Municipal de Segurança Cidadã
Av. Gov. Afrânio Lages, 297, Farol – Maceió-AL.
CEP-57050-015
Telefones: (82) 3312-5270 | (82) 3312-5277 (disque-denúncia) | (82) 3312-5289 (ouvidoria) |
WhatsApp (82) 98882-8170 (eventos)
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.
Guarda Municipal: Av. Gov. Afrânio Lages, 297, Farol – Maceió-AL.
CEP: 57014-510 // Fone: 153
