Compartilhar
Prefeitura amplia ações de preservação ambiental e recuperação de áreas verdes em Goiânia
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), tem ampliado as ações voltadas à preservação ambiental, à recuperação de áreas verdes e à adaptação da cidade às mudanças climáticas. O conjunto dessas iniciativas rendeu à capital reconhecimentos nacional e internacional. As ações incluem revitalização de parques e praças, implantação de infraestrutura verde, prevenção a incêndios florestais e programas voltados à sustentabilidade urbana.
Agenda Goiânia Mais Verde
Uma das principais iniciativas da atual gestão foi o lançamento da Agenda Goiânia Mais Verde, em 12 de junho. O programa reúne ações para ampliar a sustentabilidade em Goiânia, com a implantação de 16 quilômetros de corredores verdes, 100 jardins de chuva, 9 trilhas ecológicas com 10 quilômetros de extensão, 500 bancos em áreas verdes, 230 pontos de entrega voluntária de recicláveis e 2 mil conjuntos de lixeiras ecológicas.
O primeiro corredor verde já está sendo implantado a partir da Rua 4, no Setor Oeste, conectando o Bosque dos Buritis ao Lago das Rosas. O primeiro jardim de chuva também será construído na Rua 4, com projeto já concluído. Já a primeira trilha ecológica temática do projeto foi lançada em homenagem a Bariani Ortêncio, escritor que projetou a cultura goiana nacionalmente.
Arborização
O cuidado com a arborização urbana tem sido prioridade da atual gestão. Até o momento, mais de 30 mil mudas foram distribuídas à população, enquanto que cerca de 15 mil árvores já foram plantadas em diferentes regiões da cidade pela Agenvia Municipal do Meio Ambiente (Amma). Desse total, 2.536 exemplares foram plantados por meio do Programa Goiânia+Verde, via solicitações feitas pela própria população.
O esforço de ampliação da cobertura vegetal também conta com apoio da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), que já realizou o plantio de mais de 175 mil árvores com porte superior a dois metros de altura.

Combate a Incêndios
Diante dos desafios impostos pelas mudanças climáticas, a Amma também fortalece ações de prevenção e combate a incêndios florestais. As equipes passaram por treinamentos de combate ao fogo e realizaram aceiros em parques da capital, técnica que consiste na retirada da vegetação seca com maquinário, criando faixas que funcionam como barreiras para dificultar o avanço das chamas, além de facilitarem o acesso do Corpo de Bombeiros às áreas de mata.
A prefeitura também finalizou a minuta do Projeto de Lei da Política Municipal de Prevenção e Combate aos Incêndios, construída ao longo dos últimos 15 meses, com o objetivo de fortalecer as ações preventivas e a resposta rápida a focos de incêndio.

Revitalização de parques e praças
A Prefeitura também investe na recuperação e manutenção de parques, praças e demais áreas verdes da capital. As intervenções incluem melhorias na infraestrutura, paisagismo, acessibilidade, mobiliário urbano e manutenção da vegetação, ampliando as condições de uso desses espaços pela população e contribuindo para a conservação ambiental.

Premiações
As ações desenvolvidas pelo município também renderam reconhecimento nacional e internacional. Goiânia recebeu, neste ano, o título Tree Cities of the World 2025, concedido pela Fundação Arbor Day, em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), certificação destinada a cidades que adotam boas práticas na gestão da arborização urbana.
No cenário nacional, a capital também passou a integrar o Programa Cidades Verdes Resilientes, do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. Durante a segunda edição do FinanCidades 2026, o projeto das Zonas de Desenvolvimento Sustentável (ZDS), apresentado pelo município, foi selecionado entre propostas de todo o país e recebeu manifestação de interesse de todas as instituições financeiras participantes. O resultado abre caminho para a captação de recursos do Fundo Clima para investimentos em drenagem urbana, gestão de resíduos sólidos, arborização e soluções baseadas na natureza.
Para a presidente da Amma, Zilma Peixoto, Goiânia avança de forma consistente na construção de uma política ambiental voltada à sustentabilidade e à adaptação climática.
“Esses resultados demonstram o compromisso da gestão municipal com a ampliação da cobertura vegetal, a melhoria do conforto térmico e a construção de uma cidade cada vez mais resiliente e preparada para o futuro”, afirma.

