Compartilhar

Participantes aprovam encontro nacional da Renorcrim e Recupera em Salvador

Publicado em: 15/05/2026 04:07

Nesta quinta-feira (14), representantes das forças de segurança, do Ministério Público, do Judiciário e especialistas de todo o Brasil retornaram à Universidade SENAI CIMATEC para discutir estratégias mais modernas e integradas de combate ao crime organizado. A programação integra o Encontro das Redes Nacionais de Unidades Especializadas de Enfrentamento às Organizações Criminosas (Renorcrim) e de Recuperação de Ativos (Recupera), vinculadas ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), realizado de forma pioneira em Salvador.

A avaliação dos três dias de evento entre os participantes tem sido positiva. O delegado da Polícia Civil de Santa Catarina, Lucas Magalhães, destacou que o encontro fortalece a aproximação entre autoridades de diferentes estados, contribuindo para alinhar procedimentos e ampliar a integração entre as instituições. “Um evento bem estruturado, que proporciona troca de experiências e contato direto entre os profissionais, fortalecendo o trabalho conjunto no enfrentamento às organizações criminosas. A Bahia está de parabéns”, afirmou.

O juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, José Augusto Farias, também ressaltou a importância das discussões promovidas durante o encontro. “Estou levando ideias importantes para aplicar na prática, especialmente na recuperação de ativos. Essas trocas de experiências são muito válidas”, destacou. Ele também elogiou a escolha dos temas, classificando-os como pertinentes e atuais.

Os debates deste terceiro dia abordaram temas como a atuação da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e das instituições financeiras no enfrentamento à lavagem de dinheiro e ao terrorismo, além do uso da tecnologia nas investigações criminais e no combate às organizações criminosas, com participação de representantes da Meta Platforms e do Google.

Para a coordenadora da Recupera Bahia, Karina Almeida, encontros como este contribuem para o aprimoramento das estratégias e para o alinhamento de procedimentos entre os órgãos envolvidos. “O encontro nacional reúne profissionais para compartilhar conhecimento, boas práticas e fortalecer ações de combate ao crime organizado, ampliando iniciativas que retirem recursos financeiros das organizações criminosas e revertam esses bens em benefício da sociedade”, afirmou.
A juíza de Direito do Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul, Eucélia Moreira, destacou que o aprendizado adquirido durante a programação pode ser aplicado na realidade de cada estado. “Excelente iniciativa de reunir juízes estaduais de todo o Brasil para fortalecer a recuperação de ativos e mostrar que a Justiça criminal vai além da punição. O foco também está na reparação dos danos às vítimas. A Bahia dá demonstração de que tem experiência em receber e organizar grandes debates”, disse.

O evento, promovido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), segue até esta sexta-feira (15), na Universidade SENAI CIMATEC, em Salvador.

Fonte: Agência de Notícias do Estado da BA

Faça um comentário