Compartilhar

OUVIJUS: TJDFT recebe proposta de criação de sistema destinado a Ouvidorias de Justiça do Brasil

Publicado em: 07/05/2026 10:40

 O presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), desembargador Jair Soares, recebeu nesta quarta-feira, 6/5, o conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Marcello Terto, para tratar de proposta de parceria entre as duas instituições. A iniciativa tem por objetivo o desenvolvimento de um sistema unificado de integração e comunicação entre as Ouvidorias dos tribunais brasileiros, denominado OUVIJUS, inspirado no modelo já adotado pelo TJDFT. O sistema visa ao aprimoramento e ao fortalecimento das atividades desempenhadas pelas Ouvidorias de Justiça em todo o país. 

Na ocasião, o presidente do  TJDFT e o ouvidor-geral em exercício, desembargador José Firmo Soub, se colocaram à disposição do CNJ para a implementação do projeto, que ainda não possui previsão de conclusão. “A parceria representa um avanço significativo no fortalecimento das Ouvidorias de Justiça, ampliando os canais de atendimento e possibilitando o melhor aproveitamento dos dados oriundos das manifestações registradas, com impacto positivo na gestão e na prestação de serviços à sociedade”, afirmou o conselheiro. Ele acrescentou ainda que a solicitação formal será encaminhada em breve pelo presidente do CNJ, ministro Edson Fachin. 

A equipe responsável será composta por técnicos de ambas as instituições, que atuarão no desenvolvimento dos módulos e na elaboração dos termos do Acordo de Cooperação Técnica. 

Participaram da reunião o secretário-geral do TJDFT, Celso de Oliveira, o chefe de gabinete da presidência, Guilherme Juliano, a secretária da Ouvidoria do TJDFT, Marília Barcelos, e o chefe de gabinete do conselheiro, Ronaldo Padrón. 

Fonte: Agência de Notícias do Estado do DF

Faça um comentário