Compartilhar
Oficina Fluxo de Caixa e Capital de Giro prepara empresário para reforma tributária
Com o objetivo de preparar empreendedores para os desafios da reforma tributária, o programa Conexão Financeira do Sebrae Goiás promoveu a oficina Fluxo de Caixa e Capital de Giro, na manhã desta terça-feira, 2. A iniciativa faz parte de uma trilha que prevê para o dia 16, um segundo encontro, com oficina voltada à reforma tributária, além de atendimentos presenciais e on-line.
O analista Allysson Silva, interlocutor do programa Conexão Financeira, detalhou a importância da abordagem sobre fluxo de caixa. “O empresário tem que ter um fluxo de caixa um pouco mais ajustado, porque ele mostra como está a saúde financeira da empresa”, explicou. Allysson salientou ainda que o encontro desta terça-feira, será complementado com a oficina: “Nova Reforma Tributária – Entenda as principais mudanças e como elas podem impactar preços, custos, tributos e decisões do negócio”.

Nesse segundo momento, o empresário poderá definir se continua no regime Simples ou se é um momento de migrar para sistema híbrido. “Isso tudo ele tem que ver com o contador dele também, mas a gente dá toda essa orientação de como que ele pode chegar nesse consenso e nessa nessa decisão de qual regime tributário ele tem que ficar”, disse. O interlocutor do Conexão financeira lembrou ainda que setembro é o prazo para os empresários que precisam optar pelo regime tributário. A decisão deve ser tomada até o dia 30, para que a escolha passe a valer a partir de 1º de janeiro do ano seguinte. Allysson pontuou que a mudança antecipa o período de definição, que antes ocorria em janeiro do próprio ano.
Allysson orientou ainda que, antes de optar pelo regime, o empresário deve avaliar cuidadosamente os impactos da reforma sobre o negócio. Entre os principais pontos de atenção está a nova dinâmica de recolhimento dos tributos, que prevê a partilha dos impostos no momento da realização da venda, exigindo maior planejamento financeiro e conhecimento sobre as novas regras.
Aprimoramento da gestão financeira
Médica, sócia-fundadora e CEO do CDI Premium, Colandy Nunes Dourado conta que começou a participar de cursos do Sebrae há cerca de dois anos, principalmente na área financeira. O objetivo inicial da empresária era compreender conceitos básicos de gestão para aplicar na reorganização da empresa. “Eu queria entender o básico do básico e conseguir discutir e reorganizar a nossa empresa a partir das ferramentas e dos conhecimentos oferecidos pelo Sebrae”, informou.

Colandy afirmou que os conteúdos aprendidos tiveram impacto direto na gestão do negócio e contribuíram para aprimorar os processos financeiros da empresa. Ao participar de uma capacitação voltada para fluxo de caixa e capital de giro, pretende adquirir mais conhecimento. “Todo mundo pergunta: mas você já tem fluxo de caixa, já tem o mensal, já tem tudo. Mas eu quero entender o que posso melhorar no fluxo de caixa da empresa”, explicou.
Para Colandy, o tema ganhou ainda mais importância diante das mudanças previstas com a nova tributação. “Agora, com essa nova tributação, vou precisar me preocupar ainda mais com o capital de giro. Por isso, estamos fazendo essa imersão para entender melhor o fluxo de caixa e buscar formas de aprimorar a gestão financeira da empresa”, destacou.

Nas três horas de oficina, o economista e consultor do Sebrae Goiás, Gilberto Jacinto, abordou de forma clara e objetiva, direto ao ponto a relevância que tem os controles de entrada e saída. São conhecimentos importantes para todos os CNPJs: MEI, IME, EPP e empresas de grande porte. “Agora, com essa nova reforma tributária o empresário não pode se esquecer de lançar nada, porque tudo já está acoplado. Toda venda ou compra que ele fizer, a Receita Federal já vai saber. O imposto já vai ser deduzido”, explicou.
Programação
16/09 – Oficina Nova Reforma Tributária
Entenda as principais mudanças e como elas podem impactar preços, custos, tributos e decisões do negócio.
Link: bit.ly/SetReformaTributaria
Atendimento remoto individual e gratuito
Organize suas finanças para se adaptar às novas regras tributárias.
Link: bit.ly/SebraeAgendamento
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Metropolitana | Aparecida de Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Izabela Carvalho – (62) 99830-2789
Acesse aqui o Site do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn