Compartilhar
Na comunidade quilombola Barra da Aroeira, governador Wanderlei Barbosa entrega primeiro ponto de internet via satélite do projeto Tocantins Conectado
Ação marca uma nova etapa na expansão da conectividade no estado, garantindo acesso estável e de alta velocidade às comunidades quilombolas
– Foto: Márcio Vieira/Governo do Tocantins
O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, acompanhado da primeira-dama Karynne Sotero, realizou na manhã desta quinta-feira, 30, a entrega do primeiro ponto de internet via satélite do projeto Tocantins Conectado, instalado na comunidade quilombola Barra da Aroeira, no município de Santa Tereza.
Executada por meio da Agência de Tecnologia da Informação (ATI/TO), a ação marca uma nova etapa na expansão da conectividade no estado, garantindo acesso estável e de alta velocidade a comunidades quilombolas, povos indígenas, regiões turísticas e outras localidades de difícil alcance.
A iniciativa busca reduzir desigualdades digitais em áreas que enfrentam limitações de conexão, por meio de tecnologia de satélite de baixa órbita, capaz de oferecer conectividade mesmo em regiões remotas.
Durante a entrega, o governador Wanderlei Barbosa destacou a importância do projeto para o futuro do estado. “Conectamos pessoas, promovemos dignidade e criamos oportunidades. O Tocantins Conectado é mais do que internet é desenvolvimento, inclusão e transparência chegando a quem mais precisa e nós vamos levar internet para todo o estado”, afirmou.
O presidente da ATI, Alírio Félix Martins Barros, ressaltou o caráter estratégico da iniciativa para a modernização dos serviços públicos e a ampliação da inclusão digital no estado. “O projeto Tocantins Conectado tem quatro eixos e este é o eixo voltado para a tecnologia via satélite. O estado tem investido fortemente em um governo digital desde 2023, com a oferta de vários serviços on-line. E nós não podemos deixar essas comunidades fora do mundo digital. Nosso objetivo é aproximar o governo da população e garantir que todos tenham acesso aos serviços públicos por meio da internet”, explicou.
A moradora da comunidade quilombola Barra da Aroeira, Emirna Maria Rodrigues, comentou o impacto direto da chegada da internet no cotidiano local, especialmente no acesso à informação e no seu trabalho. “Essa ação é uma coisa muito boa para a comunidade, porque não tínhamos acesso a esse tipo de tecnologia. Agora, vai facilitar a comunicação e o comércio. Essa internet vai facilitar muito no meu negócio, porque poderei vender meus produtos pelo celular”, pontuou.
O diretor da Escola Municipal Horácio José Rodrigues, que atende 134 alunos, da educação infantil ao 9° ano do ensino fundamental, Jusimar Das Dores Rodrigues, ressaltou os avanços na educação com a nova conectividade, destacando o uso da internet como ferramenta de apoio ao ensino e à aprendizagem. “A internet que temos hoje é muito limitada. Com essa nova conexão, os alunos poderão aprender ainda mais, e não só a escola será beneficiada, mas toda a comunidade, a iniciativa também vai contribuir para o trabalho dos professores e para o desenvolvimento da comunidade escolar. Isso traz mais desenvolvimento para a escola, para os professores e para todos que vivem aqui”, frisou.
Os moradores da comunidade Barra da Aroeira passam a contar com novas possibilidades de comunicação, acesso à educação on-line e maior interação com as políticas públicas. Na prática, a chegada da internet via satélite amplia oportunidades no dia a dia da população e representa um avanço importante na redução das desigualdades digitais, fortalecendo também o exercício da cidadania.
Na ocasião, o chefe do Executivo reafirmou o compromisso com o desenvolvimento de Santa Tereza e anunciou que, até julho, o município receberá R$ 1,5 milhão em obras e investimentos voltados à melhoria da infraestrutura e da qualidade de vida da população.
Tecnologia utilizada
A internet, via satélite de baixa órbita, funciona de forma diferente dos modelos convencionais por operar muito mais próxima da Terra, o que garante uma conexão mais rápida, estável e eficiente. Na prática, isso significa velocidades de até 130 Mbps de download e latência inferior a 80 milissegundos, permitindo uma experiência de uso mais fluida.
Com esse desempenho, é possível realizar videoconferências com qualidade, atender demandas de saúde em tempo real, transmitir dados de segurança pública e viabilizar aulas on-line simultâneas sem perda de eficiência.
Expansão da conectividade
O projeto Tocantins Conectado tem como meta alcançar 612 comunidades tradicionais em todo o território estadual, ampliando o acesso à internet e promovendo a inclusão digital em regiões historicamente afastadas da conectividade. Com a expansão da rede, essas populações passam a ter maior integração com serviços públicos digitais, educação a distância, telemedicina e novas oportunidades de geração de renda. A iniciativa também contribui para o fortalecimento do turismo sustentável, ao inserir áreas de potencial turístico no ambiente digital.
A previsão é de que novas entregas ocorram nos próximos meses, com a ampliação gradual da cobertura em diferentes regiões do estado, consolidando a inclusão digital como uma das principais frentes de desenvolvimento do Tocantins.
