Compartilhar

Mutirão leva milhares de atendimentos em saúde, zeladoria, assistência e meio ambiente à Região Leste

Publicado em: 18/08/2026 14:22

A Prefeitura de Goiânia realizou um Mutirão na Região Leste, entre os dias 10 e 15 de agosto, levando serviços de saúde, zeladoria, assistência social e ambientais a 36 bairros. O projeto foi o piloto para um novo conceito de mutirão que será lançado pela prefeitura em outras regiões da capital, e tem como proposta ampliar os horários de atendimento e levar equipes da prefeitura para dentro dos bairros.

Ao todo, foram realizados 5.807 atendimentos em saúde; castração de 50 cães e gatos; doação de 1.070 mudas de plantas; 1.852 atendimentos sociais; 3.335 intervenções de arborização; 356 mil metros quadrados de varrição e 540 mil metros lineares de pintura de meio-fio.

Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou mais de 5.807 atendimentos em saúde durante o mutirão da Região Leste. Entre os dias 10 e 14 de agosto, o ambulatório do Centro de Atenção Integrada à Saúde (Cais) do setor Novo Mundo e a sala de vacinação funcionaram em horário estendido, com atendimentos até às 21h, para consultas ambulatoriais e especializadas previamente agendadas pela regulação.

Foram 1.504 consultas, exames e procedimentos realizados nas unidades de saúde da região: Cais Novo Mundo, USF Parque Atheneu e CSF Recanto das Minas Gerais. Apenas no dia 15 de agosto, as oito unidades da Atenção Básica receberam 3.065 pacientes. As três maternidades municipais, que também participaram do mutirão, realizaram 1.238 atendimentos.

Entre os serviços da oferta ampliada, estiveram as consultas em ginecologia e mastologia, avaliação para cirurgia ginecológica, colposcopia, inserção de DIU e Implanon, ultrassonografia ginecológica e transvaginal, mamografia, planejamento familiar, coleta de exame citopatológico do colo do útero, quando indicada, e atendimento pelo Banco de Leite Humano.

Mutirão da Prefeitura de Goiânia levou serviços de saúde a diferentes regiões da capital e ampliou a oferta de consultas, exames, vacinação e atendimentos especializados durante toda a semana (Fotos: Divulgação/SMS)

Meio Ambiente

Durante o mutirão, a Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) realizou uma série de ações ambientais e de proteção animal no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Jardim Novo Mundo. Na área de bem-estar animal, 50 cães e gatos foram castrados e quatro animais ganharam novos lares em ação de adoção promovida pela Amma.

Foram distribuídas 870 mudas de 12 espécies diferentes de árvores e 200 mudas de plantas medicinais. A população também recebeu orientações sobre o plantio correto e os cuidados necessários para o desenvolvimento das espécies.

Somadas as últimas edições dos mutirões da prefeitura e os Dias D de recolhimento de pneus, mais de 220 toneladas foram recolhidas. A ação promove a destinação ambientalmente adequada dos pneus por meio da logística reversa.

Assistência Social

A Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), levou mais de 4 mil atendimentos, orientações e serviços aos moradores da Região Leste durante o mutirão. Entre os serviços com maior procura esteve o Cadastro Único, que registrou 1.852 atendimentos.

Também foram realizados atendimentos de orientação sobre os serviços da Semasdh, 250 relacionados à Tarifa Social, 178 impressões de espelho do Cadastro Único, 189 visitas domiciliares e 73 atendimentos para emissão e orientação sobre a ID Jovem. Foram entregues cestas de alimentos para 386 famílias referenciadas pelo Cras da região.

Bailão da Melhor Idade promoveu um momento de lazer, integração e convivência para mais de 100 idosos. A Superintendência de Políticas para as Mulheres realizou orientações gerais, orientação jurídica e encaminhamentos para a Rede Municipal de Proteção às Mulheres.

A programação incluiu inscrições para o sorteio de geladeiras e ventiladores em parceria com a Equatorial, emissão da Carteira da Pessoa Idosa e atendimento às famílias acompanhadas pelo Criança Feliz.

Zeladoria

A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) realizou nos 30 bairros da Região Leste serviços de poda e manejo de árvores, varrição, capina, raspagem, rastelação, manutenção de gramados, pintura de meio-fio e serviços especiais. Ao todo, 57 vias da região foram atendidas com 3.335 intervenções de arborização.

As frentes executaram 356 mil metros quadrados de varrição. Ao longo de cinco dias, as equipes executaram 540 mil metros lineares de pintura de meio-fio, contribuindo para a revitalização e a melhoria do aspecto visual das vias atendidas. Considerando as frentes consolidadas de varrição, manutenção de gramados, pintura e serviços especiais, foram mobilizados 462 servidores por dia.

Fotos: Secom

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia

Fonte: Agência de Notícias do Estado de GO

Faça um comentário