Compartilhar

Interior alagoano vira mar (de negócios) e consolida identidade turística na RuralTur

Publicado em: 16/05/2026 09:05

O conhecido ditado popular que diz que o sertão viraria mar ganhou um novo significado para os empreendedores do turismo rural que participaram da missão do Sebrae Alagoas na RuralTur, realizada em Santa Teresa (ES). O “mar” em questão ganha um contorno econômico e institucional, simbolizado pela imensidão de oportunidades e fluxo de negócios realizados pela comitiva alagoana. A RuralTur é a maior feira de turismo rural do país, e a avaliação de quem participou é de que, além do saldo extremamente positivo nas vendas da culinária e do artesanato alagoano, o interior de Alagoas está consolidado como um destino autêntico e sustentável.

A maré favorável era o que a empresária Ítala Brandão precisava para ter a certeza dos próximos passos da Sabores da Fazenda, empresa familiar que há 14 anos transforma tradição em doçura na zona rural de Quebrangulo. “Atualmente, a empresa encontra-se em fase de expansão de suas atividades e tem como objetivo ingressar também na área turística, por meio da oferta de visitação à unidade produtiva. Buscamos aproveitar as belezas naturais da propriedade rural para proporcionar uma experiência autêntica aos visitantes, despertando o interesse pela vivência no campo e agregando valor ao nosso negócio, contando sempre com o apoio do Sebrae nesse processo de desenvolvimento”, afirma.

Ítala Brandão levou os sabores de Quebrangulo para a RuralTur e voltou com novas conexões e grandes oportunidade

Os estoques de doces e compotas de fruta levados para feira evaporaram diante da alta demanda e a experiência foi um divisor de águas para a empresa. “Conseguimos ampliar significativamente a divulgação da nossa marca e estabelecer contatos importantes que poderão se converter em futuros negócios. Sem dúvida, foi uma experiência que contribuiu significativamente para o crescimento e fortalecimento da nossa atividade”, celebra.

Conexões estratégicas e posicionamento de mercado

O sucesso da Sabores da Fazenda é resultado de uma missão empresarial meticulosamente planejada pelo Sebrae, e funcionou como uma ação de posicionamento estratégico de Alagoas diante do cenário nacional. Ao se destacar na feira que reuniu mais de 300 expositores e especialistas, o “made in Alagoas” foi um selo de inovação e autenticidade.

Fátima Aguiar, gerente da Unidade de Relacionamento com o Cliente (URE), do Sebrae Alagoas, explica que missões como essa são essenciais para aproximar os pequenos negócios de mercados mais competitivos. “Levar empreendedores de Alagoas para a RuralTur não é apenas participação em evento, trata-se de posicionamento estratégico. A missão amplia o mercado, coloca os produtos e experiências alagoanas em evidência nacional e fortalece a identidade territorial. Para o Sebrae, trata-se de inserir o empreendedor em um ambiente onde conhecimento, cultura e negócios acontecem simultaneamente”, destaca.

Além do êxito para Ítala, que pela participou da feira pela primeira vez, os resultados também foram acima do esperados para outros empreendedores alagoanos, que participaram das edições anteriores. O artista plástico de Limoeiro de Anadia, Jackson Lima, que transforma sustentabilidade em arte, mais uma vez encantou o público com suas peças e fez várias conexões para realizar oficinas e vendas futuras.

Já o empreendedor Adeilto Lima, da Sabores do Quilombo, localizada em União dos Palmares, também voltou com a bagagem vazia pelo segundo ano consecutivo de sucesso dos seus exclusivos cookies fabricados com fibra de caju e fortificados com própolis vermelha. As 128 unidades de 200 gramas esgotaram rapidamente. “Não deu para quem quis”, afirmou a jornalista Nide Lins em sua resenha sobre a participação de Alagoas na feira. Outro produto de União, o mel do Apiário Zumbi dos Palmares, beneficiado por Jean Ferreira, também conquistou os visitantes da feira e hoje está presente em lares de todas as regiões do país.

Além do artesanato e da culinária, a experiência turística de Alagoas também chamou a atenção do público na RuralTur. Adrien Chardet, da Nordesta Turismo Ecológico, apresentou seus produtos turísticos, como trilhas na Mata Atlântica para observação da biodiversidade e também vivências de projetos de preservação e a tradicional farinhada manual. Com uma forte identidade, os destinos mostram a potencialidade da cultura e do território para o turismo de experiência.

Empreendedores de Alagoas conquistaram o público na RuralTur e reforçaram a força do “made in Alagoas”

Inovação e troca de experiências

Com uma vasta programação, que incluiu visitas técnicas a propriedades rurais que são referência do agroturismo no Espírito Santos, a RuralTur promoveu também um intercâmbio de conhecimento que permitiu aos empreendedores alagoanos voltarem para casa com a cabeça cheia de ideias para inovações práticas. De acordo com Fátima Aguiar, essa “bagagem” inclui aprendizados sobre modelos de governança e tendências de imersão. “A programação da feira é desenhada para gerar aprendizados em tendências do turismo de experiência, inovação sensorial e novos formatos de comercialização. O diferencial dos nossos empreendedores vem da autenticidade e da capacidade de contar a própria história e do território”, pontua.

O encerramento da jornada evidencia o papel do Sebrae Alagoas como alicerce para um novo momento do turismo no estado. Além de proporcionar aos empreendedores a oportunidade de apresentar seus produtos em eventos de alcance nacional, também ajuda o empreendedor a se enxergar e a se preparar para transformar seu negócio em um destino turístico.

Fonte: Agência de Notícias do Estado de AL

Faça um comentário