Compartilhar

Festival do Queijo lidera agenda de julho no Centro de Eventos do Pantanal, que recebe cinco grandes eventos

Publicado em: 01/07/2026 10:32

O mês de julho será de intensa movimentação no Centro de Eventos do Pantanal (CEP), em Cuiabá. A programação reúne cinco grandes eventos que movimentam diferentes setores da economia, da gastronomia e dos negócios, com destaque para o Festival do Queijo de Mato Grosso 2026, realizado pelo Serviço de Apoo às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) e pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf) e da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer).

Para o gerente do Centro de Eventos do Pantanal, Charles Padilha, a diversidade da programação demonstra a importância do espaço para o desenvolvimento econômico e social do estado. “Julho será um mês bastante representativo para o Centro de Eventos do Pantanal. Receber eventos de segmentos tão diversos reforça a vocação do espaço para sediar grandes encontros e impulsionar setores estratégicos da economia”, afirma Padilha.

A programação começa entre os dias 2 e 4 de julho, com o 3º Concurso do Queijo e Produtos Lácteos de Mato Grosso, que integra o Festival do Queijo. A iniciativa busca reconhecer a qualidade da produção estadual, incentivar o aperfeiçoamento dos produtos e ampliar a visibilidade dos empreendimentos do setor.

A expectativa da organização é reunir aproximadamente 400 produtos, fortalecendo a cadeia produtiva do leite e dos queijos artesanais em Mato Grosso. Além da premiação dos melhores queijos do estado, o festival contará com feira de produtores, Cozinha Show, palestras técnicas, experiências gastronômicas, Queijaria Móvel, Vaca Móvel para análise da qualidade do leite e espaços voltados à conexão entre produtores, instituições e parceiros.

“O Festival do Queijo, em especial, evidencia a força da produção mato-grossense e o papel do Sebrae e do Governo do Estado no fortalecimento dos pequenos negócios, da agroindústria e da valorização dos produtos regionais”, destaca o gerente.

Também em 3 de julho, o CEP recebe o COMARH 2026, considerado o maior encontro de Recursos Humanos de Mato Grosso. O evento reunirá especialistas, lideranças e profissionais para debater tendências da gestão de pessoas, inovação e o uso da inteligência artificial no ambiente corporativo.

Na sequência, entre 7 e 10 de julho, será realizado o Circuito de Formação Administrativa (CIFA), promovido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), com foco na capacitação de profissionais da área administrativa.

Entre os dias 9 e 12 de julho, o público poderá participar da segunda edição do Pizza Fest, que reúne pizzarias de diferentes regiões do estado em uma programação voltada para toda a família. Além da variedade gastronômica, o evento contará com atrações musicais, entretenimento e espaço infantil.

Encerrando a agenda do mês, o Centro de Eventos do Pantanal recebe, de 21 a 24 de julho, a 19ª Femoda MT, considerada a maior feira de moda do Centro-Oeste. O evento reúne expositores, lojistas e compradores em um ambiente voltado à geração de negócios e ao fortalecimento do setor.

Além de impulsionar diferentes segmentos da economia, o Centro de Eventos do Pantanal se consolidou como um dos principais espaços para a realização de eventos em Mato Grosso. Localizado na região central de Cuiabá, o CEP oferece fácil acesso e está próximo da rede hoteleira, de shopping centers e de importantes vias da capital, fatores que facilitam a logística de expositores, organizadores e visitantes.

Com aproximadamente 12 mil metros quadrados de área construída, o espaço alia infraestrutura moderna, conforto e segurança. O Centro de Eventos dispõe de um pavilhão com mais de quatro mil metros quadrados, cinco auditórios, 14 salas multiuso, área externa arborizada, cozinha industrial e lanchonete, permitindo receber desde encontros de pequeno porte até grandes feiras, congressos, exposições e festivais.

“O CEP reúne localização estratégica, estrutura versátil e uma equipe preparada para atender eventos dos mais diversos formatos. Nosso compromisso é oferecer uma experiência de qualidade para organizadores, expositores e visitantes, contribuindo para que cada evento alcance seus objetivos e fortaleça ainda mais o turismo de negócios em Mato Grosso”, finaliza Charles Padilha.

Fonte: Agência de Notícias do Estado do MT

Faça um comentário