Compartilhar
Farmácia aposta em atendimento personalizado e ações de saúde para conquistar clientes
O sonho de Daniela Alves, 30, graduada em farmácia e com mestrado e terminando o doutorado, surgiu da vontade de ter o próprio negócio e de voltar para casa. Trabalhou como farmacêutica industrial, em Anápolis, e em uma grande rede de drogarias, em Palmas (TO), mas a saudade da família a fez repensar a trajetória profissional e recomeçar profissionalmente em Porangatu, sua cidade natal, no Norte Goiano.
Retornar geograficamente ao seu lugar de origem a fez também querer optar por um modelo que vem sendo deixado de lado pelo mercado: a farmácia de bairro, com clientes costumeiros, que têm o estabelecimento como referência. “Essa relação de confiança vai além do comercial e pode melhorar a qualidade de vida e proporcionar bem-estar, o que é muito gratificante”, explica Daniela. Seguindo esse propósito, hoje a Europharma tem mais de três anos de existência com um modelo mais humano e mais próximo ao cliente.
Daniela Alves possuía o conhecimento farmacêutico, mas precisava de aprimoramento em assuntos como gestão, precificação, marketing e tudo o que pudesse fazer o empreendimento perdurar e crescer. Ao procurar o Sebrae para uma capacitação, lhe foi oferecido participar do ALI (Agentes Locais de Inovação), um programa gratuito que ajuda o micro e pequeno empresário a implantar soluções para aumento da produtividade.

“Foi uma oportunidade incrível porque recebi uma consultoria, um acompanhamento detalhado de todos os processos, fui orientada a implantar soluções que me ajudaram a enfrentar os desafios impostos pela dinâmica de um negócio próprio. Pude aprender a me organizar, reduzir custos, evitar o desperdício, aumentar o faturamento, fazer a divulgação e gerenciar adequadamente a equipe, entre outras noções fundamentais”, enumera.
Com a vivência do dia a dia, Daniela foi aprendendo cada vez mais, percebendo qual é a demanda específica dos clientes, quais produtos têm mais procura e quais não tem rotatividade. Ela também entendeu a importância da oferta de serviços como aplicação de injetáveis, aferição de pressão, perfuração auricular e teste de glicemia capilar, que aumentam o movimento na loja. Com um entregador fixo, a farmácia também dispõe de serviço de delivery.
Entusiasta do aperfeiçoamento do ser humano por meio da educação, Daniela faz questão de contratar estagiários de nível médio e superior, além de convocar estudantes universitários para participar de ações de saúde na farmácia. Uma das estratégias para tornar o estabelecimento mais conhecido é participar de parceria com outras empresas, fazer sorteios e apoio a eventos. “Já chegamos a patrocinar uma corrida de rua, em que os participantes levavam o nome da farmácia estampado nas camisetas”, comemora.
O plano de Daniela é tornar a unidade cada vez mais conhecida e expandir o negócio sem se tornar uma rede, mas abrindo outras farmácias com o mesmo propósito em outras áreas da cidade, sem perder o caráter humano e próximo entre farmacêutico e cliente. Integrante de um grupo de empresários católicos, ela pretende continuar crescendo preservando valores como ética e moral. “Ainda estou escolhendo o lugar para implantar a minha próxima loja. Quero crescer sem perder de vista a empatia e a missão de servir à comunidade buscando o bem comum”, conclui.

SERVIÇO
Europharma PGT
Instagram: @europharmapgt
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
Acesse aqui o Site do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn