Compartilhar

Encerramento do projeto “Nos trilhos do cordel: um arraiá cultural” reúne centenas de estudantes

Publicado em: 17/06/2026 17:21

Apresentações de quadrilha e muita valorização da cultura nordestina marcaram o encerramento do projeto “Nos Trilhos do Cordel: Um Arraiá Cultural”, realizado na manhã desta quarta-feira (17), no Instituto Desenvolv, no Village Campestre. A entidade integra as ações do projeto Mais Pela Educação, iniciativa da Secretaria de Educação de Maceió (Semed), voltada para a ampliação da jornada escolar de estudantes da rede pública municipal de ensino.

No espaço, crianças participam de atividades no contraturno escolar, com ações que unem acompanhamento pedagógico, esporte, cultura e desenvolvimento socioemocional. O projeto atende cerca de 900 estudantes com idades entre 8 e 12 anos, matriculados do 4º ao 6º ano do Ensino Fundamental.

São contempladas as escolas municipais Professora Jarede Viana de Oliveira, Professora Maria José Clemente Rocha, Hélvia Valéria Maia Amorim, Yeda Oliveira dos Santos, Professora Natalina Costa Cavalcante e Paulo Henrique Costa Bandeira, todas localizadas na parte alta de Maceió.

O evento desta quarta-feira reuniu centenas de estudantes, familiares, professores e colaboradores para celebrar os aprendizados construídos ao longo das atividades desenvolvidas durante o projeto. A programação contou com apresentações inspiradas nas tradições juninas e na literatura de cordel, manifestação cultural que esteve no centro das ações pedagógicas da iniciativa.

Durante o período, os estudantes tiveram contato com histórias, rimas, ilustrações e elementos da cultura popular nordestina, explorando a leitura e a criatividade por meio de atividades lúdicas e educativas.

Estudantes durante celebração das tradições populares. Foto: Mel Cleto/ Ascom Semed

Mais do que um momento festivo, o evento representou o encerramento de uma trajetória de aprendizagem que fortaleceu o conhecimento sobre as raízes culturais brasileiras e incentivou o respeito à diversidade. Ao longo das atividades, os estudantes também refletiram sobre identidade cultural, pertencimento e valorização das tradições que compõem a história da região em que vivem.

Segundo a coordenadora-geral do projeto Mais Pela Educação, Andrea Queiroz, a proposta permitiu que os estudantes vivenciassem a cultura nordestina de forma prática e significativa. “Trabalhar o cordel foi um resgate da nossa cultura. As crianças conheceram as rimas, produziram atividades inspiradas nessa tradição, exploraram a culinária nordestina e participaram ativamente de todas as ações. Ver o envolvimento dos estudantes e das famílias nesse processo mostra a importância de iniciativas que valorizam nossa identidade cultural e fortalecem o sentimento de pertencimento”, destacou.

Protagonismo dos estudantes

As apresentações também foram uma oportunidade para que os alunos compartilhassem com o público o resultado das atividades desenvolvidas ao longo do projeto. Entre danças e declamações, as crianças demonstraram criatividade e entusiasmo ao ocupar o centro das celebrações.

Para Maria Cecília, 11 anos, estudante do 5º ano da Escola Municipal Professora Jarede Viana de Oliveira, participar da apresentação foi motivo de alegria. “Fiquei muito feliz por apresentar. No começo, estávamos nervosos para aprender a coreografia, mas fomos ensaiando e conseguimos. Foi muito bom participar”, relatou.

Quem também comemorou a participação foi Vitor Gabriel, 11 anos, estudante do 5º ano da Escola Municipal Yeda Oliveira dos Santos. Durante o evento, ele foi um dos responsáveis por apresentar um cordel para o público, colocando em prática os conhecimentos adquiridos durante o projeto. “Foi muito legal participar. Aprendi várias coisas sobre o cordel e fiquei feliz por poder apresentar para todo mundo”, afirmou.

Além de promover o aprendizado sobre a cultura nordestina, o projeto incentivou a expressão artística, o trabalho em equipe e a participação ativa dos estudantes ao longo das atividades desenvolvidas.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 – Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.

Fonte: Agência de Notícias do Estado de AL

Faça um comentário