Compartilhar
Atividade de conscientização sustentável mostra impacto do consumo de carbono aos participantes da Feira Agroecológica do TCE-PA
Durante a Feira Agroecológica realizada nesta quinta-feira, 25, servidores e colaboradores do TCE-PA foram incentivados a participar de uma simulação para verificar o quanto de carbono consome com ações cotidianas, como por exemplo, dirigir o carro. A iniciativa foi organizada pelo Núcleo de Sustentabilidade, da Diretoria de Logística e Patrimônio (DILP), como forma de incentivar a reflexão sobre os hábitos sustentáveis.
Conscientização – De acordo com André Mendonça, colaborador do Núcleo de Sustentabilidade, a ideia é aproveitar o mês de junho para possibilitar a conscientização do público da Feira sobre o impacto da rotina de cada um para o meio ambiente.
Por meio da Calculadora de CO2, ferramenta online da Fundação SOS Mata Atlântica, que mede o impacto ambiental baseado em hábitos de transporte, consumo de energia e resíduos, o participante teve a oportunidade de saber como converter essas emissões na quantidade exata de mudas nativas necessárias para o plantio e compensação.
André explica que, por meio de uma parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), que fez a doação de plantas, cada participante recebeu uma muda de árvore nativa.
“Além das mudas, também reforçamos nesta ação, sobre como o servidor pode fazer a coleta seletiva corretamente”, ressaltou.
O Núcleo desenvolve ações voltadas ao descarte correto de resíduos, à conscientização ambiental e à promoção de práticas sustentáveis dentro da instituição, alinhadas ao Plano de Logística Sustentável (PLS), reforçando o compromisso do Tribunal com a responsabilidade socioambiental, a preservação ambiental e a promoção da inclusão digital.


