Compartilhar
Parceria entre Polícia Civil, EJUSE e ESMP reúne profissionais de vários estados em curso de investigação digital
Iniciativa fortalece a qualificação de profissionais da segurança pública e do sistema de Justiça na aplicação de tecnologias voltadas à investigação criminal
A Polícia Civil de Sergipe, por meio da Divisão de Inteligência e Planejamento Policial (Dipol), em parceria com a Escola Judicial de Sergipe (EJUSE) e a Escola Superior do Ministério Público de Sergipe (ESMP), realiza entre os dias 3 e 7 de agosto o Curso de Análise de Dados de Dispositivos Móveis e Noções de Extração. A capacitação, promovida no âmbito do Projeto Integra, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), acontece na sede da EJUSE, na capital, e reúne profissionais dos estados de Sergipe, Bahia e Alagoas, fortalecendo a integração entre instituições que atuam na persecução penal e na produção de provas digitais.

Participam do curso integrantes das Polícias Civil, Militar, Penal e Federal, da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO), da Perícia Criminal, além de analistas do Ministério Público Federal (MPF), do Ministério Público do Estado de Sergipe (MPSE) e analistas de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE).
A capacitação é ministrada pelos oficiais investigadores de Polícia Francisco José Sousa Pequeno e Thafne Tamara Barros Rocha Coelho, ambos lotados na Diretoria de Inteligência da Polícia Civil do Estado do Piauí (PCPI). Os instrutores compartilham conhecimentos e experiências adquiridos em cursos nacionais promovidos pelo Projeto Integra, contribuindo para o aperfeiçoamento técnico dos participantes na área de investigação digital.
O curso integra as ações do Projeto Integra, iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública, por intermédio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), voltada ao fortalecimento da integração entre os órgãos de segurança pública, à disseminação de boas práticas, à padronização de procedimentos e ao aprimoramento técnico dos profissionais que atuam na investigação criminal em todo o país.
Durante a programação, os participantes têm acesso a conteúdos relacionados aos fundamentos da computação forense aplicada a dispositivos móveis, preservação da cadeia de custódia, técnicas de extração de dados, utilização de ferramentas especializadas, processamento e análise de evidências digitais, elaboração de relatórios técnicos e produção de conhecimento para apoio às investigações criminais.
Além das aulas teóricas, a capacitação contempla atividades práticas em laboratório, estudos de caso, avaliações e visitas técnicas, proporcionando uma formação alinhada às demandas atuais da investigação criminal e da produção de provas digitais.

O oficial investigador de Polícia Francisco José Sousa Pequeno é coordenador da Divisão do Laboratório de Extração de Dados da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil do Piauí e possui as certificações internacionais Cellebrite Certified Operator (CCO) e Cellebrite Certified Physical Analyst (CCPA). Atua na coordenação e instrução de cursos voltados à extração e análise de dados de dispositivos móveis, computação forense e tecnologias aplicadas à investigação criminal, tendo integrado também o corpo docente de cursos promovidos pela Academia de Polícia Civil do Estado do Piauí.
Já a oficial investigadora de Polícia Thafne Tamara Barros Rocha Coelho possui experiência em investigação criminal, computação forense, ciberinvestigação e análise de evidências digitais, além de atuar como instrutora em capacitações voltadas à extração e análise de dados de dispositivos móveis.
A realização do curso em Sergipe evidencia o compromisso da Polícia Civil local com a qualificação permanente de seus profissionais e com o fortalecimento da atuação integrada entre as instituições responsáveis pela investigação criminal. A troca de experiências entre especialistas e operadores da segurança pública contribui para a difusão de boas práticas, o aperfeiçoamento das técnicas de produção de provas eletrônicas e o emprego cada vez mais eficiente da tecnologia no enfrentamento à criminalidade.
O post Parceria entre Polícia Civil, EJUSE e ESMP reúne profissionais de vários estados em curso de investigação digital apareceu primeiro em Polícia Civil.
