Compartilhar
Saúde reforça ações contra dengue em Caldas Novas
Equipes da SES e de Caldas Novas definem áreas prioritárias e estratégias contra o mosquito (Foto: Marco Monteiro)
A Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO), por meio das Subsecretarias de Vigilância em Saúde e Atenção Integral à Saúde, realizou, na terça-feira (20/1), uma visita técnica ao município de Caldas Novas, com foco na prevenção, controle e assistência às arboviroses, causadas pelo mosquito Aedes aegypti.
O município registra até o momento 230 casos notificados de dengue e 9 confirmados, e 368 casos notificados de Chikungunya, com 40 casos confirmados.
Ações contra dengue
O encontro teve como objetivo oferecer apoio técnico aos gestores locais nas ações voltadas à vigilância epidemiológica, regulação, cobertura vacinal, ações de combate ao vetor e assistência à população diante dos casos de arboviroses como Dengue, Zika e Chikungunya.
As equipes da SES-GO e da Secretaria Municipal de Saúde realizaram visitas técnicas em unidades de saúde e de vigilância epidemiológica, discutindo com as equipes responsáveis as principais demandas e estratégias. Depois, foi realizada reunião geral de avaliação e definição das ações, com a presença do prefeito Kleber Marra, que reforçou o compromisso com a intensificação das ações.
Manejo ambiental
A subsecretária de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim, destacou a importância do reforço do trabalho de manejo ambiental para eliminar criadouros imediatamente para evitar que novos mosquitos nasçam, aliado a estratégia de borrifação de inseticida para matar os mosquitos adultos.
“Definimos nove bairros prioritários, baseados nos dados do município, e a prefeitura vai intensificar o trabalho de combate ao vetor. É importante termos o envolvimento da população neste trabalho, pois a maioria dos criadouros encontrados está no lixo das residências”, alertou Flúvia.
A superintendente de Políticas de Atenção Integral à Saúde, Amanda Limongi, destacou que município tem se preparado para o aumento de atendimentos na rede pública. Além da avaliação em conjunto com a equipe da assistência do município, o Governo de Goiás enviou medicamentos ao município, como dipirona comprimido e injetável, loratadina, sais para reidratação oral e tramadol, além de mais de 500 testes rápidos para dengue.
“Além do acompanhamento que estamos fazendo junto com os profissionais do município, realizaremos uma capacitação na próxima semana para manejo de pacientes com chikungunya para atualizar as informações em relação aos protocolos. Vamos dar suporte ao trabalho que Caldas Novas está executando”, reforçou Amanda.
