Compartilhar
Rede Hemo de Goiás envia 300 bolsas de sangue para Pernambuco e Rondônia
Desde 2022, foram mais de 5 mil bolsas de concentrado de hemácias enviadas pela Rede Hemo para abastecer estoques de outros estados (Foto: Alex Maia)
A Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos (Rede Hemo) enviou, nessa terça-feira (23/12), 300 bolsas de concentrado de hemácias para os estados de Rondônia e Pernambuco. Foram destinadas 50 bolsas para a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (FHEMERON) e outras 250 para Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope).
Essa é a quarta vez neste ano que o Hemocentro de Goiás é acionado pela Coordenação-Geral do Sangue e Hemoderivados (CGSH), do Ministério da Saúde (MS), para auxílio aos hemocentros estaduais com estoques em baixa, ultrapassando a marca de mais de 750 bolsas de concentrado de hemácias enviadas a outras unidades da federação.
Desde 2022, quando o Hemocentro de Goiás passou a ser acionado pelo Ministério, foram mais de 5 mil bolsas enviadas para abastecer os estoques de outros estados.
A diretora técnica da Rede Hemo, Ana Cristina Novais, destaca a evolução ocorrida nas unidades dos hemocentros de Goiás após reformas, investimentos, capacitações e vistorias.
“Hoje estamos em condições técnicas para atender tanto ao estado de Goiás, quanto ao remanejamento de hemocomponentes dentro do país”, afirmou.
Ana Cristina explica que todos os Hemocentros do Brasil passam relatório da situação dos bancos de sangue para a CGSH do Ministério da Saúde e, com base nesses números, é feito o monitoramento dos estoques em todo o país.
Dessa forma, quando necessário, o ministério aciona unidades que julga capazes de realizar remanejamento para atender as regiões em estado de alerta.
“Nesse momento, a gente vê o quão grande é a nossa equipe de captação e nossos doadores que estão sempre atendendo nossas solicitações”, finalizou, reforçando os agradecimentos à rede de solidariedade que garante essa posição ao Hemocentro de Goiás.
Histórico
O Hemocentro de Goiás já vem sendo acionado pela CGSH desde 2022 e já foram mais de 5 mil bolsas de concentrado de hemácias enviados para todo o Brasil. Estados como Roraima, Pernambuco, Alagoas, São Paulo e Rio Grande do Sul foram algumas das unidades da Federação que receberam o apoio da Rede Hemo de Goiás.
Em 2023, foram enviadas 1.677 bolsas de concentrado de hemácias em cinco ocasiões diferentes. Em 2024, o Hemocentro de Goiás atendeu a seis solicitações do CGSH e enviou mais de 2.459 bolsas. Com este último envio, somam um total de 5.126 bolsas do sangue voluntário goiano enviadas para todos os cantos do país.
