Compartilhar

Prêmio MPRS de Jornalismo 2025 reconhece vencedores

Publicado em: 12/12/2025 14:14

Os vencedores do Prêmio MPRS de Jornalismo 2025 foram reconhecidos em cerimônia realizada na manhã desta sexta-feira, 12 de dezembro, na sede institucional do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS). O anúncio foi feito pela Aurora, a inteligência artificial do MP gaúcho, tema da categoria especial:

For privacy reasons YouTube needs your permission to be loaded.

Os 10 vencedores do Prêmio MPRS de Jornalismo 2025 se destacaram entre 62 reportagens e séries de reportagens inscritas na 27ª edição. A iniciativa é uma realização da Procuradoria-Geral de Justiça em parceria com a Associação do Ministério Público, Fundação Escola Superior do Ministério Público, com apoio do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS e da Associação Riograndense de Imprensa.

O procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz, em seu discurso, ressaltou: “O Prêmio MPRS de Jornalismo, é um dos mais antigos do Estado e o primeiro entre os MPs do país, traduz, entre os profissionais que estão aqui, um pouco da atuação do Ministério Público. Essa atuação faz a diferença na vida de todos. Parabéns aos vencedores que levaram o nosso trabalho para milhares de pessoas.”

Presidente da AMPRS, parceira do prêmio, Fernando Andrade Alves, destacou a simbiose entre o trabalho da imprensa e o Ministério Público e agradeceu aos vencedores por retratar a atuação da instituição. “Este momento é também uma oportunidade de rever aquilo de mais bonito que fizemos ao longo do ano e que é essencial à população”, disse.

A coordenadora do Gabinete de Comunicação do MPRS, Roberta Salinet Alvarez, agradeceu aos promotores e procuradores de Justiça, cuja atuação subsidia a imprensa e possibilita a produção de reportagens que destacam a relevância do Ministério Público gaúcho. E aos profissionais da imprensa: “por meio do seu trabalho, o cidadão pôde conhecer melhor o empenho, a humanidade e o compromisso daqueles que dedicam suas vidas a garantir direitos. E este é o cerne da nossa instituição”.

Falando em nome dos agraciados, a repórter Cristine Gallisa, da RBS TV, também pontuou que o propósito do Ministério Público tem muita similaridade com o propósito dos jornalistas: “É a busca da verdade ou o que é o mais próximo possível da verdade. O Ministério Público faz um papel fundamental nesse trabalho de proteção dos direitos, de garantia dos direitos humanos, então eu só quero agradecer a todos vocês.”

OS VENCEDORES

Categoria Especial: Inteligência Artificial no MPRS

1º lugar: Ermilo Drews (Grupo Sinos)

2º lugar: Airton Lemos (Rádio Acústica FM)

Categoria Prevenção e Enfrentamento à Violência

1º lugar: Cristine Gallisa e equipe (Rede Globo/RBS TV) com reportagem sobre iniciativas para evitar abusos contra crianças e adolescentes online, entre elas o projeto Sinais do MPRS, que monitora a radicalização de jovens na internet.

2º lugar: Carina Dourado e equipe (TV Brasil) com reportagem sobre os riscos da internet para os jovens e a importância da atenção dos pais, da responsabilização das plataformas e do preparo das escolas.

Categoria Criminal, Acolhimento a Vítimas e Defesa da Moralidade Administrativa

1º lugar: Fabiana Reinholz (Brasil de Fato RS) com matéria que aborda o julgamento do assassinato da indígena kaingang Daiane Griá Sales, o primeiro etnofeminicídio do país.

2º lugar: Fabrine Bartz e equipe (Jornal do Comércio) com a série “Crimes que marcaram o Rio Grande do Sul”.

Categoria Proteção Social

1º lugar: Ana Esteves (Jornal do Comércio) com reportagem sobre a segurança do leite produzido no RS, após novas denúncias de adição de soda cáustica e água oxigenada no produto.

2º lugar: Leticia Mendes e equipe (GZH) com trabalho que mapeou 153 casos em que vítimas de até 12 anos foram assassinadas no RS ao longo da última década, a maior parte pelos pais.

Categoria Sustentabilidade

1º lugar: Silvia Lisboa e equipe (Matinal) narra como uma ação civil pública do MPRS impediu que áreas preservadas do Pampa deixassem de ser protegidas.

2º lugar: Marcio Cardoso de Souza (Gazeta do Sul) com reportagem sobre a atuação da Promotoria Regional Ambiental do Vale do Taquari.

Entre no Flickr do MPRS para acessar as fotos do evento, clicando aqui .

Fonte: Agência de Notícias do Estado do RS

Faça um comentário