Compartilhar
PCDF deflagra Operação Recover
A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da Delegacia de Repressão a Corrupção (DRCOR), vinculada ao Departamento de Combate a Corrupção e ao Crime Organizado (Decor), com apoio da Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e Social, do Ministério Público do Distrito Federal, deflagrou, na manhã desta sexta-feira (19), a Operação Recover com o cumprimento de seis mandados de busca e apreensão, objetivando coletar elementos que confirmem os crimes de lavagem de capitais, falsificação de documentos e crimes contra a administração pública. Também houve apreensão de veículos de luxo e bloqueio de ativos financeiros proporcionais ao capital obtido ilegalmente.
A investigação se iniciou em maio de 2024 com a apreensão de R$ 900 mil, em espécie, no exato momento em que o valor era entregue por dois investigados para outro investigado. Com a continuidade das investigações, verificou-se que os três estão associados para lavagem de milhões de reais, com fortes indícios de que esses valores sejam oriundos de superfaturamento, participação em desvio de dinheiro público e corrupção em obras e serviços prestados por pessoas jurídicas à administração pública.
Conforme apurado, o grupo se vale de confecção de notas fiscais falsas, criação de pessoas jurídicas e inúmeras transferências de valores entre pessoas físicas e jurídicas, tudo isso com a intenção de camuflar o dinheiro proveniente do crime antecedente, e depois retornar para o grupo responsável e para os autores dos crimes anteriores, sem vestígios de sua origem ilícita.
Algumas das empresas investigadas são ou foram objeto de investigação em outros momentos e por outras instituições policiais, em razão de práticas semelhantes àquelas verificadas nesta investigação.
Assessoria de Comunicação/DGPC
PCDF, excelência na investigação!
