Compartilhar
Canal Saúde amplia acesso à informação e alcança mais de 3 milhões de interações
Canal Saúde reúne regulação, ouvidorias, campanhas e acompanhamento da Rede Nascer, levando informação confiável e suporte direto para a população (Foto: SES)
O Governo de Goiás implantou, em 2025, um dos maiores ecossistemas públicos de comunicação em saúde do país: o Canal Saúde.
Criado e operado pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), o canal registrou resultados expressivos entre 1º de julho e 10 de dezembro, somando mais de 3 milhões de interações, incluindo atendimentos diretos, campanhas, mensagens automáticas e ligações de acompanhamento.
A plataforma reúne WhatsApp, SMS, voz, URA 155, bot inteligente e integração com programas estratégicos como Rede Nascer e Meu PEP, garantindo respostas rápidas, orientação especializada e aproximação entre o SUS e o cidadão goiano.
Atendimentos do Canal Saúde
Pelo WhatsApp oficial (62 3201-3797), o Canal Saúde registrou 17.123 atendimentos diretos, incluindo 14.703 demandas de Regulação, das quais mais de 5 mil foram solucionadas automaticamente pelo bot, reduzindo filas e agilizando encaminhamentos.
A ferramenta também recebeu 1.724 manifestações da Ouvidoria SUS, 528 da SUVISA e 168 dúvidas sobre alvará sanitário.
A Rede Nascer, novo programa de cuidado materno-infantil do Estado, teve participação destacada, com 100.726 interações ocorreram exclusivamente pelo WhatsApp, reforçando o apoio às gestantes e mães de crianças de até dois anos.
Desde outubro, pacientes do CEMAC passaram a receber informes sobre os processos de abertura e renovação de medicamentos de alto custo, e informes sobre disponibilidade para retirada do medicamento. Em menos de dois meses, já foram 68.891 mensagens enviadas a 36.029 cidadãos, garantindo consultas lembradas, preparo adequado para exames e redução de faltas.
As campanhas de comunicação ativa também alcançaram números inéditos. A mobilização pela vacinação contra gripe atingiu 402.145 pessoas, com taxa de conversão de 6,5%. A divulgação do Meu PEP, prontuário eletrônico do cidadão, alcançou 359.581 usuários via SMS.
Na Rede Nascer, mais de 15 mil gestantes realizaram pré-cadastro pelo WhatsApp; além disso, campanhas entre julho e agosto alcançaram 666.198 mulheres em idade fértil, e, em setembro, 1.302.742 homens e mulheres foram impactados por mensagens de voz, SMS e WhatsApp.
No atendimento telefônico pelo URA 155, a Rede Nascer registrou 2.659 ligações espontâneas de gestantes e mães, enquanto as “Madrinhas da Saúde” realizaram 138.997 ligações ativas, oferecendo orientação, suporte emocional e acompanhamento contínuo.
“Com resultados que apontam Goiás como referência nacional em comunicação digital em saúde, o Canal Saúde comprova que tecnologia, acolhimento e gestão eficiente podem caminhar juntos para fortalecer o SUS e aproximar políticas públicas de quem mais importa, o cidadão”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Rasível Santos.
