Compartilhar
Amilton Filho requer título de cidadania a responsável por centro de biotecnologia em Abadiânia
Como forma de reconhecimento pela contribuição nas áreas de inovação, biotecnologia, biossegurança e desenvolvimento estratégico, o fluminense José Ricardo Marques pode se tornar cidadão goiano, por pleito do deputado Amilton Filho (MDB). A proposta já está tramitando na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) como processo nº 32194/25.
Nascido em Nova Friburgo (RJ), Marques é advogado, cientista político e jornalista, além de possuir especializações em gestão de negócios e marketing. O seu currículo multidisciplinar é acompanhado por uma carreira executiva, tendo atuado como CEO, cargo máximo de liderança, em empresas do setor de tecnologia da informação e com participação em projetos relacionados à saúde e à inovação tecnológica.
No serviço público, Marques tem como marca a presença em funções estratégicas relacionadas à modernização administrativa e ao avanço social. Foi, por exemplo, secretário municipal de Itatiaia (RJ), onde implementou o primeiro modelo de Cidade Biossegura do País.
A relação de José Ricardo Marques com Goiás nasce de forma concreta e transformadora quando decide instalar, em Abadiânia, um centro de pesquisa e desenvolvimento voltado à biotecnologia. “Essa iniciativa inovadora não apenas introduziu uma nova identidade científica e tecnológica ao município, como também fomentou a difusão do conceito de biossegurança em todo o Estado de Goiás”, explica o deputado propositor.
A partir da expertise do homenageado, foram apresentadas proposições legislativas que tratam da saúde, do bem-estar e da segurança sanitária em ambientes de grande circulação de pessoas. Tais contribuições resultaram na criação de leis estaduais, portarias e legislações municipais em Goiânia e Crixás, além de projetos em tramitação em Anápolis.
Amilton Filho acrescenta: “Com visão futurista, capacidade técnica e dedicação ao interesse público, José Ricardo Marques tem contribuído significativamente para que Goiás se torne referência nacional em controle sanitário, biossegurança e implementação de boas práticas em ambientes de uso coletivo”.
O projeto de lei para concessão do Título de Cidadania Goiana está na Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Casa e será distribuído para relatoria após o fim do recesso parlamentar.