Compartilhar

‘Diário da Manhã’ – Ocupação Barroca SLZ destaca ações culturais no Centro Histórico

Publicado em: 05/12/2025 11:28

Coordenadora de programação e ações educativas do projeto, Lygia Peçanha, falou sobre esta nova edição

Agência Assembleia/ Foto: Kristiano Simas

No programa ‘Diário da Manhã’ desta sexta-feira (5), o apresentador Ronald Segundo recebeu a coordenadora de programação e ações educativas da Ocupação Barroca SLZ, Lygia Peçanha, para falar sobre a nova edição do projeto, que acontece entre os dias 5 e 7 de dezembro, no Centro Histórico de São Luís. A iniciativa reúne arte, pesquisa, patrimônio e participação comunitária em uma experiência imersiva nos casarões e espaços históricos da capital maranhense.

Durante a entrevista, Lygia Peçanha destacou que a Ocupação Barroca SLZ já se consolidou como um evento cultural esperado pela comunidade artística e pelo público, reforçando o compromisso do projeto com a valorização da história e do patrimônio arquitetônico da cidade, reconhecida como Patrimônio Mundial pela Unesco.

“A Ocupação é uma forma de relembrar que os espaços históricos são vivos e devem ser vividos. São lugares de memória, mas também de criação, convivência e novas narrativas”, afirmou a coordenadora.

Diversificada e gratuita
A edição deste ano contará com performances, oficinas educativas, rodas de conversa, visitas guiadas, exposições, shows, intervenções urbanas e atividades voltadas ao público infantil. A programação é totalmente gratuita, reforçando a proposta de democratizar o acesso às artes e aproximar a população dos espaços culturais do Centro Histórico.

Segundo Lygia Peçanha, um dos destaques da edição 2025 é o foco em processos educativos e ações formativas, envolvendo escolas, pesquisadores, moradores da região e artistas locais.

“Queremos que as pessoas se sintam parte do Centro Histórico. A ocupação é feita para quem mora, trabalha, estuda e circula por ali. É coletivo, colaborativo e acessível”, explicou.

Experiência sensorial e conexão
Lygia Peçanha ressaltou ainda que a proposta da ocupação vai além da programação artística: ela promove um encontro sensorial com o espaço urbano, estimulando o olhar sobre a cidade a partir de poética, memória, patrimônio e presença coletiva.

As atividades acontecem em diferentes pontos do Centro Histórico, incentivando o público a caminhar, descobrir e interagir com ruas, praças e prédios marcados pela estética barroca e azulejaria colonial característica de São Luís.

Em transmissão simultânea e ao vivo, o ‘Diário da Manhã’ pode ser acompanhado de segunda a sexta-feira, das 9h às 9h30, pela Rádio Assembleia (96.9 FM) e pela TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309), além do canal do Youtube.

For privacy reasons YouTube needs your permission to be loaded.

Fonte: Agência de Notícias do Estado do MA

Faça um comentário