Compartilhar

Território Seguro: MPRN participa de ação social em Felipe Camarão

Publicado em: 04/12/2025 18:17

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) participou nesta quinta-feira (4) de uma ação social realizada dentro da operação Território Seguro. As atividades aconteceram na sede do Instituto Estadual de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte (IERN) do bairro Felipe Camarão, na zona Oste de Natal. A agenda institucional incluiu ainda a inauguração da nova sede da polícia científica.

Na sede do IERN, o MPRN montou um stand para apresentar a comunidade a atuação da instituição na defesa das mulheres vítimas de violência doméstica e familiar e na defesa das vítimas indiretas da violência letal e intencional. Participaram da ação servidoras do Núcleo de Apoio à Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (Namvid) e do Núcleo de Atendimento às Vítimas Indiretas de Violência Letal e Intencional (Nuavv). Além de apresentar o trabalho da instituição, uma sala foi montada para acolhimento e atendimento da população.

No auditório do Instituto, o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) promoveu ainda capacitação para profissionais da segurança pública sobre práticas humanizadas de atuação. A palestra foi proferida pela chefe do Setor de Autocomposição, Evelyne Cerqueira.

“Precisamos que os agentes de segurança pública possam olhar para essas pessoas de uma forma além da ostensividade, desse uso da força. Sim, ele é necessário, essencial para própria população. Mas, deve ser um uso moderado da força aliado a um olhar mais humanizado. Queremos que eles entendam que essa é uma atuação para uma população, de fato, mais vulnerável. Enquanto agente de segurança pública eu também sou sujeito de direito humano e a partir daí eu me vejo como um garantidor dos direitos humanos dessa população”, explicou Evelyne Cerqueira.

Ainda dentro da ação, foi apresentado o Projeto Adolescência Legal, realizado pela 81ª Promotoria de Justiça de Natal. A apresentação aconteceu no Lar Fabiano de Cristo e reuniu profissionais da educação, saúde e assistência social. O projeto é voltado para adolescentes e jovens infratores que cumprem medidas socioeducativas.

“Tivemos a oportunidade de reunir gestores dos equipamentos e serviços públicos aqui do território e também instituições que prestam serviço à comunidade na perspectiva de, juntos com esses atores, executar uma proposta de intervenção aqui na comunidade voltada a adolescentes que estão em contexto infracional”, explica a promotora.

Nova sede
A agenda institucional do projeto incluiu a inauguração da nova sede da Polícia Científica. O prédio fica localizado o bairro de Felipe Camarão. O procurador-geral de Justiça, Glaucio Garcia, participou da solenidade que contou com presença da governadora do RN, Fátima Bezerra, e do Ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowisk. O novo prédio conta com estrutura de ponta e equipamentos voltados a perícia e medicina forense.

Fonte: Agência de Notícias do Estado do RN

Faça um comentário