Compartilhar

Jardim do Palácio Cruz e Sousa ganha presépio em evento com apresentação da Orquestra Sinfônica de Santa Catarina

Publicado em: 03/12/2025 15:59

Foto: Divulgação / FCC

No próximo sábado, dia 6 de dezembro, às 19h, o jardim do Palácio Cruz e Sousa receberá um evento especial para marcar a inauguração do Presépio de Natal, formulado pelo artista Jone Cezar de Araújo especialmente para o espaço. Além da inauguração, o evento promovido pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) contará com apresentação do Quinteto de Cordas da Orquestra Sinfônica de Santa Catarina (OSSCA).

O Presépio Monumental do Palácio conta com características e técnicas que marcaram a época de construção do Palácio Cruz e Sousa, atual sede do Museu Histórico de Santa Catarina, em meados do século XVIII. Inspirado neste período, faz referências culturais, históricas e religiosas aos povos que construíram Santa Catarina.

A técnica utilizada pelo artista também é desta época, quando a arte presepista na Europa estava em seu apogeu, com obras em papel, tradição que dura até os dias de hoje. Além das figuras tradicionais do presépio – como Maria, José e o Menino Jesus -, o Presépio do Palácio Cruz e Sousa terá também um pescador, uma rendeira e personalidades ilustres, como o poeta João da Cruz e Sousa, Francisco Dias Velho e Anita Garibaldi.

As figuras medem entre 50cm e 215cm, desenhadas em suporte de compensado naval devidamente tratado e protegido. Devido a sua composição, ambientação e iluminação de realce, a obra tem aspecto tridimensional, com profundidade.

Sobre o artista

Natural de Morro da Fumaça (SC), Jone Cezar de Araújo é fotógrafo, pintor, cenógrafo, desenhista, escultor autodidata e presepista, arte esta que estuda e à qual promove desde 1993, quando foi convidado por Gelci José Coelho, o “Peninha”, para fazer parte do presépio da Praça XV de Novembro, em Florianópolis.

Desde 1978, desenvolveu uma extensa carreira em artes plásticas, com obras presentes no acervo do Museu de Arte de Santa Catarina (MASC). Seu trabalho é notável pela conexão com a cultura, o folclore e a mitologia açoriana do litoral catarinense, evidenciado em projetos como “O Dia a Dia das Bruxas” e “Brasil Açoriano”.

Acumula mais de 125 premiações nacionais e internacionais, alcançando reconhecimento máximo por sua arte presepista ao ganhar a Medalha de Ouro na 30ª Mostra Dei 100 Presepi em Roma, Itália (2005); na condecoração de honra como um dos cinco melhores presepistas do mundo no XX Congresso Mundial de Presepistas em Bergamo/Itália pela UN-FOE-PRAE (Federação Universal dos Presepistas-2016); na Medalha do Mérito Cultural Cruz e Sousa, outorgada pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da FCC, em 2016; no reconhecimento como Mestre Presepista no concurso “Mestres e Mestras da Cultura Popular”, Edital de Seleção Pública n. 01/2018 do Ministério da Cultura (MinC); e no Prêmio Mestres da Cultura Popular-PNAB da Fundação Catarinense de Cultura-2024.

Quinteto de Cordas da OSSCA

O Quinteto de Cordas da Orquestra Sinfônica de Santa Catarina (OSSCA) irá abrilhantar ainda mais a ocasião, apresentando repertório de músicas natalinas. Fazem parte do grupo os músicos André Beck (contrabaixo), Camila Duares (violoncelo), Cristiano Porto (violino), Geziel Fernandez (violino) e Tiago Lisboa (viola).

Serviço:

  • O quê: Inauguração do Presépio do artista Jone Cezar de Araújo
  • Participação: Quinteto de Cordas da Orquestra Sinfônica de Santa Catarina (OSSCA)
  • Data: 6/12/2025 (sábado), às 19h.
  • Local: Jardim do Palácio Cruz e Sousa – Praça XV de Novembro, 227 – Centro – Florianópolis
  • Entrada gratuita

Fonte: Agência de Notícias do Estado de SC

Faça um comentário