Compartilhar

Caiado destaca protagonismo da inovação na abertura da 1ª Cúpula Internacional de Ética e IA

Publicado em: 20/11/2025 16:40

Caiado destaca que inteligência artificial é uma ferramenta impossível de definir limites, por isso a importância de se fazer bom uso dela (Fotos: Lucas Diener)

O governador Ronaldo Caiado abriu, nesta quinta-feira (20/11), a 1ª Cúpula Internacional de Ética e Inteligência Artificial – Etos.IA, promovida pelo governo do estado na Campus Party Goiás. Durante três dias, o evento reunirá especialistas para discutir como alinhar ética, ciência e sociedade ao uso consciente de tecnologia.

“Teremos aqui as maiores autoridades do mundo palestrando. Isso é Goiás se destacando no cenário mundial, como sendo um centro de referência na evolução e na pesquisa da IA”, disse o chefe do executivo goiano.

Caiado destacou o protagonismo da inovação na atualidade, e fez uma retrospectiva de toda a trajetória de Goiás desde 2019, quando assumiu o Estado e desenvolveu uma série de ações em prol do segmento.

“É algo que iniciou sete anos atrás, quando ninguém discutia o assunto. Trouxemos a Campus Party, avançamos na parceria com a Universidade Federal de Goiás para a criação do Centro de Excelência em Inteligência Artificial (Ceia), somos o único Estado com lei que regulamenta a IA e que prevê essa matéria no currículo escolar dos colégios”, citou.

Ao mencionar a relevância do Etos.IA, o governador declarou que a inteligência artificial é uma ferramenta impossível de definir limites, por isso a importância de se fazer bom uso dela.

“Ao apoiar a pesquisa, a ciência, a inovação e a tecnologia, nós vamos cada vez mais melhorar a vida das pessoas, tornar nossos jovens mais competitivos e transformar Goiás”, argumentou Caiado. “Estamos à frente do governo federal e de outros estados”, concluiu.

Para Caiado, IA é uma ferramenta impossível de definir limites, por isso a importância de se fazer bom uso dela (Foto: Lucas Diener)

O Etos.IA vai até 22 de novembro, no Shopping Passeio das Águas, em Goiânia. A expectativa é atrair cerca de 10 mil visitantes durante toda a programação, que inclui mais de 60 horas de palestras. A participação é gratuita, mas o interessado deve se cadastrar antecipadamente pelo site 2025.etosgoias.org.

Entre os temas de destaque estão o impacto da IA nas profissões e mercado de trabalho, o marco regulatório e o limite entre liberdade, controle e direitos individuais.

O titular da Secretaria-Geral de Governo (SGG), Adriano da Rocha Lima, definiu o Etos.IA como resultado de uma política pública de longo prazo, que reconhece o protagonismo da inovação.

“Quando falamos de um evento que trata de ética e inteligência artificial, estamos juntando duas pontas. De um lado, usando o conhecimento da técnica, que deve vir a serviço da sociedade, e a discussão de como essa tecnologia tem que se relacionar com a sociedade”, explicou Adriano que está à frente da secretaria responsável pela realização do evento.

Um dos especialistas confirmados na programação do evento, o professor Clóvis de Barros Filho declarou que “Goiás sai na frente” ao propor uma cúpula para discutir a relação entre ética e IA. Para ele, a ferramenta deve ser “um trampolim para o nosso desenvolvimento pleno, e não a instância de achatamento das nossas competências”.

“É fascinante ver a presença de pessoas curiosas para entender um pouco melhor sobre um assunto de extraordinária atualidade, mas que ainda conta com muita dúvida, incerteza e insegurança”,

Sobre o evento

Ao mencionar a relevância do Etos.IA, o governador declarou que a inteligência artificial é uma ferramenta impossível de definir limites, por isso a importância de se fazer bom uso dela.
Estudantes da rede estadual de educação dos municípios do entorno do Distrito Federal marcam presença na Campus Party (Foto: Lucas Diener)

Considerado o maior encontro de Ética e Inteligência Artificial do Brasil, o Etos.IA será uma cúpula de três dias com o propósito de provocar reflexões sobre o uso consciente da tecnologia.

Serão debatidos temas diretamente ligados à IA, como ética, educação, justiça e regulação. Tido como um ponto de partida para o Marco Civil da IA no Brasil, o evento conta com a organização do Instituto Campus Party e com o apoio Institucional do Centro de Excelência em Inteligência Artificial da Universidade Federal de Goiás (CEIA/UFG).

Estão confirmados grandes nomes da tecnologia da informação e da comunicação.

Entre eles, o filósofo, escritor e ex-ministro da Educação da França Luc Ferry Filósofo; o pioneiro da internet, cofundador dos protocolos TCP/IP e vice-presidente do Google, Vint Cerf; o especialista em governança de IA e autor do Regulamento Europeu de IA, Gabriele Mazzini; o filósofo, escritor e professor universitário estadunidense Michael Sandel; e o jurista Ronaldo Lemos, coautor do Marco Civil da Internet e membro do Oversight Board da Meta.

O Etos.IA acontece dentro da Campus Party Goiás, um dos maiores festivais de tecnologia e inovação do mundo, promovido pelas secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e SGG, com o tema Goiás em Modo Turbo: inteligência artificial aplicada ao dia a dia.

São esperadas mais de 100 mil pessoas até o dia 23 de novembro, no Passeio das Águas Shopping.

Saiba mais

Com 231 inscrições, desafio de inovação 60+ supera expectativa de público

Fonte: Agência de Notícias do Estado de GO

Faça um comentário