Compartilhar

DCA 1 cumpre mandado de busca e apreensão de adolescente no DF

Publicado em: 07/11/2025 17:23

A Delegacia da Criança e do Adolescente I (DCA I), por meio da Seção de Investigação 1 (SI-1), cumpriu, no dia 30 deste mês de outubro, mais um Mandado de Busca e Apreensão (MBA) contra um adolescente conhecido pelos reiterados atos infracionais análogos a crimes patrimoniais, em especial análogos a roubo, no Gama-DF.

A ação integra a Operação Gama, conduzida pela DCA-1/PCDF, desta vez, com foco na repressão qualificada ao roubo e na identificação de adolescentes reincidentes em práticas ilícitas na região administrativa do Gama. O mandado judicial foi cumprido após minucioso levantamento de inteligência que confirmou a continuidade das atividades ilícitas do infrator.

O adolescente apreendido postou em suas redes sociais, uma fotografia na frente da Delegacia da Criança, usando uma máscara de capeta, no dia em que foi interrogado sobre os ilícitos cometidos. A ideia do adolescente era ironizar o momento e angariar seguidores.

Apesar da tenra idade, ele já figura como autor em 13 procedimentos de apuração de ato Infracional, sendo 08 deles análogos ao crime de roubo majorado.

“As ações da DCA I não se limitam à repressão. Nosso propósito é restabelecer a sensação de segurança à sociedade e assegurar que cada medida judicial seja cumprida com rigor, dentro dos parâmetros legais e de proteção aos direitos humanos”, destacou um dos investigadores da operação.

A operação foi executada em total conformidade com os princípios estabelecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/1990), garantindo a proteção integral, prioridade absoluta e o respeito à condição peculiar de pessoa em desenvolvimento. Todo o procedimento observou os trâmites legais e buscou assegurar a responsabilização do menor, sem afastar a perspectiva educativa e de reintegração social prevista no art. 112 do ECA.

A Operação Gama segue em andamento, com novas diligências previstas para os próximos dias, reafirmando o compromisso da Polícia Civil do Distrito Federal em proteger o patrimônio e a integridade física e psíquica dos moradores do Gama, DF.

Após o cumprimento dos MBAs, o adolescente foi encaminhado ao IML e, posteriormente, ao NAI.

Fonte: Agência de Notícias do Estado do DF

Faça um comentário