Compartilhar

Governo publica 2ª edição de estudos sobre transição energética em Goiás

Publicado em: 06/11/2025 09:54

A Secretaria-Geral de Governo (SGG) divulgou esta semana a 2ª edição do Caderno de Estudos – Caminhos para a Transição Energética em Goiás. 

Elaborado pela Subsecretaria de Energia Telecomunicações e Cidades Inteligentes, em cooperação com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), o material identifica desafios e oportunidades do setor energético goiano. 

Para o subsecretário de Energia, Telecomunicações e Cidades Inteligentes, Renato Lyra, o material deve subsidiar decisões assertivas tanto no âmbito privado quanto público.

“Que esta 2ª edição inspire decisões pragmáticas, apoie a formulação de políticas baseadas em evidências, fortaleça a cooperação entre setores e coloque Goiás na vanguarda da transição energética nacional, em alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a princípios de governança responsável, em benefício da competitividade do Estado e do bem-estar de sua população.”

Caderno de estudos sobre transição energética

Caderno de Estudos é uma publicação semestral, de caráter técnico-científico e de interesse público. Seu objetivo é subsidiar o planejamento energético do Estado, oferecendo análises fundamentadas em evidências, dados transparentes e metodologia rigorosa.

A publicação busca identificar oportunidades, desafios e prioridades para uma transição energética sustentável, alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e aos princípios ESG. 

Os resultados dos estudos realizados na nova edição indicam:

  • Necessidade de expandir e modernizar a rede elétrica;
  • Importância de orientar ações de eficiência energética com base em consumo;
  • Oferta e atividade econômica;
  • Papel da combinação de fontes renováveis;
  • Edificações públicas eficientes;
  • Marcos regulatórios coerentes, contribuindo para fortalecer a competitividade, apoiar a descarbonização e promover inclusão social. 

Baixe o caderno de estudos.

Fonte: Agência de Notícias do Estado de GO

Faça um comentário