Compartilhar

Conecta Serviços impulsiona pequenos negócios e acelera integração de mercados no interior

Publicado em: 15/10/2026 15:56

Com o objetivo de fazer o setor produtivo do Agreste subir de nível, o Conecta Serviços, promovido pelo Sebrae Alagoas em Arapiraca, colocou inovação, novas tecnologias e networking qualificado ao alcance direto dos micro e pequenos empresários. Mais do que uma feira de negócios, o evento demonstrou uma rede de contatos estruturada, aliada à estratégia de marca, são indispensáveis para impulsionar os resultados das empresas locais.

Com 30 expositores de variados segmentos, desde a agroindústria até os negócios digitais, e centenas de visitantes, o evento foi articulado para conectar prestadores de serviço com o mercado corporativo. Os empreendedores também puderam participar de uma oficina de Branding, ministrada com Alberto Seles permitiu aos participantes receber um diagnóstico dinâmico de sua marca, enquanto o espaço do Sest Senat trouxe tecnologias de realidade virtual voltadas ao conhecimento técnico.

“O Conecta Serviços foi planejado para dar visibilidade ao segmento de serviços e gerar conexões diretas com empresas dos mais diversos setores. A proposta foi criar um ambiente propício para relacionamento, troca de ideias e geração de negócios reais, unindo estandes de exposição, mentorias com agentes locais de inovação e capacitações simultâneas”, destacou a analista do Sebrae Alagoas e organizadora do evento, Pryscilla Lira.

Alavanca decisiva para novos produtos no mercado

Para os empreendedores que participaram da exposição, o evento funcionou de vitrine para o público e também para conexões que podem render futuras parcerias, fundamentais para qualquer tipo de empreendimento, principalmente para aqueles que estão chegando agora no mercado. Esse é o caso dos produtos Fibras e Frutas, produzido pela Associação Comunitária da Lagoa da Coroa (Ascolaco), uma comunidade rural de Estrela de Alagoas.

As frutas desidratadas, como banana, abacaxi, manga e jaca, são colhidas nos quintais das mulheres das comunidades e, em seguida, beneficiadas sem o uso de açúcar ou conservantes. Para chegar ao produto final, embalado, rotulado e com informações nutricionais, o suporte técnico do Sebrae foi essencial, de acordo com a presidente da Associação, Eunice Nascimento Silva.

“Nossa comunidade tem décadas de história, mas precisávamos dar um passo além e buscar autonomia. Após conseguir o maquinário para beneficiar as frutas por meio de um edital estrangeiro, só conseguimos ter um produto final, pronto para a venda, após as consultorias e o apoio que tivemos do Sebrae. Nossa produção é pequena, porque a saída dos produtos ainda é pequena. Por isso, a participação em feiras como o Conecta Comércio são importantes, para tornar nosso produto mais conhecido”, relatou.

Produzidas em Estrela de Alagoas, as frutas desidratadas são beneficiadas sem açúcar ou conservantes e buscam ampliar sua presença no mercado

Já para a Cachaça Piaçava Guassu, o evento serve como ponte para expandir o mercado no interior alagoano. A bebida, produzida em Piaçabuçu, iniciou a comercialização de seus rótulos artesanais e licores no início de 2027 e veio para o evento para ampliar a porta de entrada no Agreste.

“Iniciamos as vendas da nossa linha completa este ano e já alcançamos o litoral e a capital, mas precisávamos fincar pés em Arapiraca. A ponte com o Sebrae tem sido fundamental para estarmos presentes nos eventos estratégicos. O Conecta Serviços nos permitiu apresentar a marca diretamente ao público e fechar contatos comerciais com restaurantes, hotéis e supermercados do Agreste”, explicou Bruno Matos, representante da marca.

Produzida em Piaçabuçu, a marca reúne cachaças artesanais e licores e busca conquistar novos mercados no Agreste alagoano

Boteco do Empreendedor e a IA na prática

O evento encerrou com uma edição especial do Boteco do Empreendedor, tradicional encontro de networking que celebrou 10 anos de existência como ponto alto da programação do Conecta Serviços. Em um ambiente descontraído, os participantes trocaram experiências e discutiram sobre o uso prático da inteligência artificial no cotidiano das empresas e dos profissionais liberais.

Idealizador do projeto, o empresário Victor Ferreira destacou a trajetória da iniciativa e o amadurecimento do ecossistema de negócios do interior. “O Boteco do Empreendedor nasceu em 2016 com a proposta de difundir a cultura empreendedora local em um formato fora do convencional, numa época em que a região tinha poucas ações desse tipo. Celebrar dez anos em parceria com o Sebrae, debatendo um tema tão atual e indispensável quanto a Inteligência Artificial, mostra como o mercado do Agreste evoluiu e como o ambiente informal pode gerar conexões profundas e negócios de futuro”, celebrou Victor.

Ao reunir conhecimento prático, tecnologia e a oportunidade de fechar novos negócios em um só espaço, o Conecta Serviços destacou a importância de Arapiraca para a economia do interior do estado. O evento reforça o trabalho do Sebrae Alagoas em apoiar os pequenos empresários, oferecendo o aprendizado e as parcerias necessárias para transformar ideias em vendas de verdade e ajudar a região a crescer.

Encontro celebrou dez anos de história com networking e debate sobre inteligência artificial nos negócios

Fonte: Agência de Notícias do Estado de AL

Faça um comentário