Compartilhar

Missa Sertaneja marca abertura da 13ª Festa do Produtor Rural de Paraíso

Publicado em: 11/10/2026 11:13

A fé, a música sertaneja e a valorização das tradições do campo marcaram a abertura da 13ª Festa do Produtor Rural de Paraíso do Tocantins, na noite deste sábado (10), com a tradicional Missa Sertaneja, realizada na Comunidade Nossa Senhora Aparecida, no Setor Oeste. A programação reuniu fiéis, produtores rurais, expositores, autoridades e moradores em um momento de celebração religiosa e confraternização, integrando as comemorações do Dia do Católico no município, celebrado em 7 de outubro.

A programação religiosa começou com a apresentação do Coral Sertanejo de Trindade, que antecedeu a celebração presidida pelo padre Kaíque Batista, da Paróquia São José Operário. Ao som do berrante e com repertório sertanejo dedicado ao louvor e à adoração, a missa reuniu elementos da tradição religiosa e da cultura rural. Ao final, o público acompanhou a apresentação do Trio Luar do Sertão.

A Missa Sertaneja integra a programação da Festa do Produtor Rural, que reúne atividades religiosas, culturais e comerciais, além de espaços para exposição e comercialização de produtos locais. A feira conta com a participação de produtores da agricultura familiar, que apresentam alimentos, artesanatos e outros itens, ampliando a divulgação de seus produtos e as oportunidades de geração de renda.

A produtora Tia Nely, que participa do evento pelo segundo ano consecutivo, destacou a receptividade e a experiência de expor seus produtos durante a festa. 

“Já faz dois anos que participo dessa festa e sempre trago meus produtos. Estamos aqui participando dessa festa maravilhosa. Desde a primeira vez, achei tudo maravilhoso!”, contou.

O presidente da Associação dos Feirantes da Feira do Produtor de Paraíso (AFEIPAR), Valdeir Bezerra, também ressaltou a participação da entidade e de seus associados na programação.

“Mais uma vez, estamos aqui participando da 13ª Festa do Produtor Rural, em Paraíso. A nossa expectativa é, mais uma vez, apresentar os produtos da associação e dos nossos associados, além de participar de uma festa maravilhosa como esta”, afirmou.

Durante a abertura, o prefeito Celso Morais, acompanhado da primeira-dama, Dra. Carol Falcão, destacou a importância da parceria com a comunidade católica e do trabalho conjunto para preservar as tradições do município.

“É uma alegria e uma satisfação estar aqui mais uma vez, participando de um evento tão bonito, ao qual a nossa gestão se dedica há tanto tempo. Estamos realizando a 13ª Festa do Produtor Rural e a nossa 13ª Missa Sertaneja, e toda a nossa equipe se dedica desde o início para que tudo isso aconteça”, afirmou.

O prefeito também destacou a instituição do Dia do Católico em Paraíso do Tocantins por meio de lei municipal. Segundo ele, a escolha da data buscou aproximar a comemoração da programação tradicional realizada com a Comunidade Nossa Senhora Aparecida.

Celso Morais ainda ressaltou o trabalho dos produtores rurais e dos responsáveis pelas barracas de alimentação, incentivando a população a prestigiar os expositores. O gestor também agradeceu aos vereadores que destinaram emendas impositivas para contribuir com a realização do evento.

“Estamos comemorando também a Festa do Produtor Rural, e ali estão os nossos produtores, que se dedicam, enfrentam dificuldades e trazem seus produtos para compartilhar conosco. Quero cumprimentar também todos os responsáveis pelas barraquinhas de alimentos e todas as pessoas que se dedicaram para que este evento acontecesse. Vamos ajudar, vamos contribuir e vamos prestigiar o trabalho de cada um deles”, ressaltou.

Para o secretário municipal de Agricultura e Pecuária, Wedson Araújo, a festa representa uma oportunidade de reconhecer o trabalho dos produtores rurais e aproximar a população da produção local.

“É uma grande satisfação realizar mais uma edição da Festa do Produtor Rural, um evento que valoriza os nossos trabalhadores e incentiva a produção local. A programação foi preparada com muito carinho e dedicação, em parceria com as demais secretarias municipais, a AFEIPAR e a Paróquia São José Operário. Convidamos toda a população para participar da programação, prestigiar os expositores e celebrar conosco essa festa tão importante para Paraíso”, afirmou.

Programação

A 13ª Festa do Produtor Rural prossegue neste domingo (11), com apresentação de Breno e Gilmar. Na segunda-feira (12), feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida, a programação contará com Niltinho dos Teclados, encerrando as atividades previstas para o evento.

A estrutura da festa permanece na Comunidade Nossa Senhora Aparecida durante toda a programação, que também marca o início dos festejos da comunidade em homenagem à padroeira do Brasil.

A festa é promovida pela Prefeitura de Paraíso do Tocantins, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, com apoio da Secretaria Municipal de Turismo, Lazer e Cultura. O evento conta com a parceria da AFEIPAR e o apoio da Paróquia São José Operário.

Além do prefeito e da primeira-dama, participaram da abertura o vice-prefeito Ubiratan Carvalho, secretários municipais, vereadores e representantes da comunidade.

Fotos: Leandro Andrade/Ascom – Confira a cobertura completa clicando aqui.

Fonte: Agência de Notícias do Estado de TO

Faça um comentário