Compartilhar
Agrodefesa realiza encontro sobre cultivo de banana em Anápolis
A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) promove em Anápolis, nesta quinta-feira (06/11), às 16 horas, o evento Cultura da banana em foco, com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Goiás (Senar-GO).
O encontro é voltado a produtores rurais, estudantes, responsáveis técnicos e trabalhadores ligados à cadeia produtiva da banana, e será realizado no auditório do Sindicato Rural (endereço abaixo).
O presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos, estará presente na abertura do evento. Ele ressalta que a banana é uma das frutas mais consumidas no Brasil e tem grande importância econômica e social para Goiás.
“Desse modo, o papel da Agência é levar a orientação e promover o diálogo com o setor produtivo, possibilitando que os produtores atuem de forma preventiva em relação às pragas que colocam a produção em risco”, afirma.
De acordo com o gerente de Sanidade Vegetal da Agrodefesa, Leonardo Barros de Macedo, a orientação é essencial para fortalecer a defesa fitossanitária do estado.
“A Agrodefesa tem atuado de forma preventiva, levando informação técnica de qualidade para o campo e estimulando boas práticas agrícolas. Mas é extremamente importante que os produtores estejam atentos aos sinais nos pomares e entendam que esta é uma ação de responsabilidade compartilhada”, reforça.
Programação
Durante o evento, o coordenador do Programa Estadual da Banana da Agrodefesa, Juracy Rocha Braga Filho, ministrará a palestra Riscos da introdução e disseminação de pragas e atualidades sobre a bananicultura.
“Nosso papel é reforçar junto aos produtores a importância da prevenção, do monitoramento constante e da adoção de medidas de biosseguridade, especialmente diante do risco representado pelo Fusarium raça 4, que já afetou diversas regiões produtoras do mundo”, adianta ele. A programação também contará com a palestra “Associativismo rural”, do instrutor do Senar Goiás Vicente França Neto.
A ação é uma iniciativa das gerências de Sanidade Vegetal e Educação Sanitária da Agrodefesa. O objetivo é orientar o setor produtivo sobre boas práticas agrícolas e medidas preventivas para evitar a introdução e disseminação de pragas quarentenárias, como o Fusarium oxysporum f. sp. cubense – raça 4 tropical (FOC R4T), uma das mais graves ameaças à bananicultura mundial.
Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Anápolis produziu 78 mil toneladas de banana em 2024, sendo o maior produtor entre os municípios goianos.
Serviço
Assunto: Evento “Cultura da banana em foco”
Quando: 6 de novembro de 2025 (quinta-feira), a partir das 16h
Onde: Auditório do Sindicato Rural de Anápolis (Rodovia BR 153, Km 426, Zona Rural de Anápolis)
Entrada gratuita
Saiba mais
Agrodefesa reforça importância de consumo de alimentos com inspeção para evitar a brucelose
