Compartilhar

Projeto pioneiro avalia risco de extinção da flora goiana

Publicado em: 04/11/2025 19:15

Primeira lista de espécies da flora ameaçadas de extinção no Estado de Goiás ajudará na elaboração de políticas públicas de conservação (Foto: Semad)

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) deu início a um projeto que vai avaliar o risco de extinção das espécies vegetais nativas goianas. Esta será a primeira lista de espécies ameaçadas de extinção da flora em Goiás.

A pesquisa é realizada em parceria com o Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora), autoridade nacional para a avaliação dos riscos de extinção de plantas.

O gerente de conservação, biodiversidade e fauna da Semad, Max Vinícius de Paula explica que ao longo do ano, a secretaria conduziu oficinas para avaliar o risco de extinção das espécies da fauna e, agora, dá início ao projeto que avalia as espécies da flora goiana.

“Nunca antes Goiás avaliou as espécies. Então, a elaboração dessa primeira lista oficial de espécies ameaçadas da flora de Goiás representa um marco histórico”, afirmou o gerente.

Extinção da flora

Na opinião da coordenadora do projeto pela Semad, Franciele Parreira Peixoto, a iniciativa permitirá identificar as espécies mais vulneráveis e embasar políticas públicas que vão definir estratégias de manejo e conservação.

As duas equipes se reuniram na sede da Semad, em Goiânia, na última quinta-feira (30/10), para tratar das entregas e alinhar as próximas etapas, incluindo a realização de expedições em campo e visitas aos herbários do Estado de Goiás.

“Foi muito proveitoso, pudemos trocar assuntos muito importantes e também prospectar grandes possibilidades para o futuro. Estamos no meio do caminho”, considerou o diretor da CNCFlora, Gustavo Martinelli.

Fonte: Agência de Notícias do Estado de GO

Faça um comentário