Compartilhar
Representantes do esporte e autoridades celebram centenário da Associação Atlética Luziânia
Durante sessão solene realizada na tarde desta quinta-feira, 25, no Plenário Iris Rezende, em homenagem ao centenário da Associação Atlética Luziânia, convidados e representantes da instituição utilizaram a tribuna para destacar a trajetória do clube e sua contribuição para o esporte local.
Integrante da mesa diretiva da solenidade, o deputado Ricardo Quirino (Republicanos), presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Esporte, na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), destacou os 100 anos de existência do clube. Ele relembrou conquistas, desafios e a participação de torcedores, dirigentes e atletas ao longo da trajetória da associação.
Quirino também ressaltou o papel do esporte como instrumento de inclusão social: “Hoje, temos no esporte uma das maiores portas de inclusão, pois ele não aceita a injustiça, as drogas, nem a deslealdade”. Ao final, o deputado afirmou que o fortalecimento das políticas esportivas deve integrar a pauta dos legisladores e declarou apoio à Associação Atlética Luziânia, ao afirmar que a instituição poderá contar com o respaldo dos parlamentares da Alego.
O assessor parlamentar José Lucena Roriz também destacou a trajetória da instituição. Em seu pronunciamento, lembrou que o clube atravessou diferentes períodos históricos, disputou competições em Goiás e no Distrito Federal e manteve suas atividades ao longo das décadas.
Roriz ressaltou ainda a relação da associação com a história do município, recordando que sua fundação ocorreu quando a cidade ainda era denominada Santa Luzia. Ele também mencionou o apoio ao esporte durante a gestão de Cristóvão Tormin à frente da Prefeitura e relembrou a homenagem prestada a seu pai, Zequinha Roriz, com a denominação do Estádio Serra do Lago.
Representando a Associação Atlética Luziânia, o presidente Rodrigo Antônio Lopes relatou sua trajetória junto ao clube. Ele recordou sua chegada à equipe como atleta, em 2014, após retornar ao Brasil, e citou a conquista de um título durante o período em que Cristóvão Tormin exerceu o cargo de prefeito.
Por fim, Lopes afirmou que a associação enfrenta dificuldades devido à ausência de um estádio para a realização de suas atividades e defendeu uma solução para a situação da praça esportiva utilizada pelo clube.