Compartilhar

Torneio de Futmesa reúne 250 estudantes no Paço Municipal de Goiânia

Publicado em: 15/06/2026 19:33

Cerca de 250 estudantes das escolas municipais Ernestina Lina Marra, Professor Trajano de Sá Guimarães, Jalles Machado de Siqueira e Renascer participaram do 1º Torneio de Furmesa da Rede Municipal de Educação de Goiânia na área de convivência do Paço Municipal, na última sexta-feira (12/6).

A iniciativa foi organizada pelas secretarias municipais de Educação (SME) e de Esporte e Lazer (Semel) e integra as ações voltadas à ampliação das práticas esportivas no ambiente escolar. As partidas ocorreram de forma simultânea em oito mesas da modalidade. A competição foi disputada em duplas masculinas e femininas, reunindo estudantes nascidos em 2011, 2012 e 2013.

“É uma grande satisfação receber os estudantes no Paço, porque representa um momento de aprendizagem e interação. Com essa nova possibilidade, é possível que os alunos desenvolvam habilidades e os professores de educação física são importantes nesse processo”, ressaltou a secretária municipal de Educação, Giselle Faria.

O secretário de Esporte e Lazer, Coronel Luiz Alberto Sardinha Bites agradeceu a parceria com a SME e falou da importância do evento. “Após a doação das mesas, as escolas tiveram um tempo para treinar e conhecer o esporte. Esse evento de hoje foi tranquilo e movimentou de forma divertida o Paço. É uma disputa saudável, uma brincadeira”, afirmou o secretário.

De acordo com Kayo Teles Moreira, representante da empresa Nine Futmesa, que doou 8 mesas em março para as quatro escolas participantes, a ideia surgiu com a necessidade de apoiar as aulas de educação física. “Procuramos a Semel e a SME com a vontade de divulgar o esporte e incentivar os professores e estudantes no cotidiano escolar. Um dos critérios para participar das competições era a frequência e as notas dos alunos e isso representou uma motivação para irem à escola”, explicou.

A campeã foi a Escola Municipal Professor Trajano de Sá Guimarães, do Parque Amazônia, que conquistou o primeiro lugar nas categorias masculina e feminina, com as duplas Heitor de Araújo e Miguel Martins e Maria Eduarda Melo e Alice Rodrigues. Já no 2º lugar, os colocados foram Daniel Lariwana e João Paulo de Oliveira da Escola Municipal Jalles Machado, do Jardim Bela Vista, e as duplas Sofia Soares e Eloá Barbosa da Renascer, do Residencial Real Conquista, na categoria feminina.

As avaliações consideraram diversos critérios, entre eles o desempenho das duplas nas partidas, a participação da torcida organizada, a decoração, a criatividade, a identificação visual da escola, além da harmonia e da integração das equipes durante o desfile de abertura.

Fotógrafos mirins

Estudantes das quatro escolas participantes do Torneio de Futmesa passaram por uma seleção em suas unidades escolares, para atuar como repórteres fotográficos durante o evento. A iniciativa teve como objetivo incentivar o protagonismo estudantil e proporcionar aos alunos a experiência de registrar os principais momentos da competição, desenvolvendo habilidades de observação, comunicação e produção de conteúdo.

Foram selecionados um estudante de cada escola: Kauan Henrique Ferreira, 13 anos, do 7º ano da Escola Municipal Jalles Machado de Siqueira; Raianny Rezende, 15 anos, do 9º ano da Escola Municipal Renascer; Milena Carvalho, 14 anos, do 9º ano da Escola municipal Ernestina Lina Marra e Victor Emanuel Matos, 14 anos, do 9º ano da Escola Municipal Trajano de Sá Guimarães.

Para Kauan Henrique Ferreira, a experiência foi enriquecedora e contribuiu para fortalecer seus projetos de futuro. “Achei muito bom ser o fotógrafo da minha escola. Pude experimentar, na prática, como é o trabalho de um fotógrafo em um evento. Meu sonho é ser videomaker e fotógrafo. Foi muito importante registrar grandes momentos da minha escola e saber que essas imagens serão compartilhadas nas redes sociais”, relata o estudante.

Secretaria Municipal de Educação (SME) – Prefeitura de Goiânia

Fonte: Agência de Notícias do Estado de GO

Faça um comentário