Produtor de Água Mirim 2025
O Projeto Produtor de Água no Pipiripau, coordenado pela Adasa, em parceria com o Projeto Produtor de Água no Descoberto iniciaram o sexto ano da ação do Produtor de Água Mirim.
Na manhã de quinta-feira (30/10), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) levou alunos do Colégio do Sol para uma vivência prática de educação ambiental. A atividade, realizada na propriedade La Bromélia, no Núcleo Rural Taquara, em Planaltina-DF, marcou o plantio de 125 mudas de espécies nativas do Cerrado.
A ação teve como objetivo aproximar crianças e adolescentes da natureza, estimulando a conscientização sobre a importância da preservação ambiental e da recuperação de áreas da bacia hidrográficas.
Antes desta etapa, a primeira das oito ações previstas para o período chuvoso ocorreu na Chácara Sítio Morro Velho, no Núcleo Rural Pipiripau, também em Planaltina. Lá, os estudantes participaram de atividades educativas e aprenderam, de forma prática, sobre o papel das plantas nativas na proteção do solo e na conservação da água.
O professor do Colégio do Sol Erli Ferreira e presidente do Projeto Pé de Planta, destacou a relevância da iniciativa. “É muito importante proporcionar esse contato com a natureza. Ver, plantar e compreender, na prática, o significado de preservar o meio ambiente é transformador. A ação na bacia do Pipiripau mostra que, com o envolvimento humano, a natureza pode seguir um novo ritmo”, ressaltou.
O coordenador do projeto no Pipiripau, Wendel Lopes, reforçou que o propósito vai além do simples ato de plantar. “O plantio é simbólico e pedagógico. Quando realizado com crianças e adolescentes, ele representa um investimento no futuro. Nosso objetivo é fortalecer a consciência ambiental desde cedo.”
As mudas, cedidas pelo Projeto Pé de Planta, representam a diversidade do Cerrado e estão sendo utilizadas em áreas de preservação e recuperação ambiental. Além do plantio, a equipe de educação ambiental da Adasa e o programa Adasa na Escola promovem atividades educativas com os participantes.
A ação conta ainda com o apoio da Caesb, Brasília Ambiental e Sicoob, que contribuem com suporte logístico e alimentação dos participantes. Em parceria com o Sicoob, que celebra 30 anos, o Projeto Produtor de Água tem a meta de plantar 30 mil mudas no próximo período chuvoso, ampliando a preservação e a proteção dos recursos hídricos.
O Projeto Produtor de Água Mirim é realizado anualmente no início do período chuvoso no Distrito Federal, envolvendo alunos de escolas públicas e particulares. Em 2025, a meta é plantar 1.000 mudas em oito propriedades rurais localizadas nos núcleos Taquara, Pipiripau e Santos Dumont, em Planaltina e Brazlândia. As atividades seguem ao longo dos meses de novembro e dezembro.
Confira o cronograma dos próximos plantios nas propriedades participantes:
04/11: Núcleo Rural Santos Dumont – Chácara 115, Planaltina DF
06/11: Núcleo Rural Santos Dumont – Chácara 114, Planaltina DF
13/11: Sítio Xangrilá, Brazlândia-DF
18/11: Chácara Sonho Meu, Brazlândia-DF
25/11: Fazenda Coqueirinho, Brazlândia-DF
02/12: Chácara Prosperidade, Brazlândia-DF
(61) 3961-4972/4909/5084 ou 3966-7514/7507
aci@adasa.df.gov.br
