Eventos alteram o trânsito neste fim de semana

Publicado em: 01/11/2025 06:45

Detran-DF fará intervenções em vias da Asa Norte, Eixo Monumental e Esplanada dos Ministérios

 

Jaqueline Costa

 

 

(Brasília, 31/10/2025) – Em razão de eventos esportivos e culturais que serão promovidos neste fim de semana, as equipes de fiscalização do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) realizarão intervenções em vias da Asa Norte, Eixo Monumental e Esplanada dos Ministérios.

Eixo Monumental – Corrida Night Run

Neste sábado (1º/11), o Detran-DF vai interditar trechos das vias S1 e N1 do Eixo Monumental para a realização da Corrida Night Run, que contará com percursos de 4 km, 8 km e 12 km. A largada e a chegada serão em frente à Praça do Buriti.

A partir das 18h30, na via S1, no trecho entre a Praça do Cruzeiro e Centro de Convenções Ulysses Guimarães, as três faixas próximas ao canteiro central serão bloqueadas para o tráfego de veículos, sendo destinadas aos participantes do evento.

Na via N1 também serão interditadas três faixas de rolamento, desde a altura do Centro de Convenções até as proximidades da Estrada Parque Indústria e Abastecimento (EPIA). Tanto na via S1 quanto na N1 três faixas de rolamento permanecerão livres para o tráfego de veículos. Na N1, o fluxo seguirá para o viaduto Renato Russo. A previsão é que as interdições ocorram até as 22h.

Asa Norte

No domingo (2), na Asa Norte, em razão das filmagens do projeto Esquema 155, as equipes do Detran-DF farão o fechamento da via W3, em ambos os sentidos, na altura da 716 Norte, entre os estabelecimentos Beatriz Pneus e Cobasi. A previsão é que o bloqueio ocorra das 9h30 às 12h30 e das 14h30 às 17h30.

Os agentes farão o fechamento da via W3, no sentido norte-sul, nas proximidades da 716 Norte, e o fluxo de veículos será desviado, na altura do Assaí Atacadista, em direção à W5 Norte. Já no sentido sul-norte o bloqueio ocorrerá na altura da 514/515 Norte, próximo à Beatriz Pneus, e o tráfego será direcionado para a via W2.

Além das interdições na via, as equipes de fiscalização de trânsito farão o patrulhamento na região para garantir a segurança viária.

Eixo Monumental – BSB Half Marathon

Em virtude do evento esportivo BSB Half Marathon, no próximo domingo (2/11), a partir das 5h30, o Detran-DF fará interdições no Eixo Monumental. O evento contará com percursos de caminhada e corrida, passando pelas vias N1, Eixão Sul e S1, com largada na Praça do Cruzeiro e chegada na Esplanada dos Ministérios. O público previsto é de 5 mil pessoas.

Os atletas seguirão pela via N1, no sentido contrário ao tráfego. A via terá trechos compartilhados entre atletas e veículos. Na Esplanada, o bloqueio ocorrerá desde o quartel do Corpo de Bombeiros (CBMDF). Assim, os acessos à N1, pela via Palácio Presidencial e pela L4 Norte ficarão fechados.  A faixa mais à direita, a partir do CBMDF até no acesso à L2 Norte, será destinada à saída de veículos de emergência, enquanto as demais faixas serão utilizadas pelos atletas.

Na via S1, a interdição ocorrerá na altura do Museu da República e o tráfego de veículos será desviado para a via L2 Sul. O fluxo da via L2 Sul, sentido Esplanada, será direcionado para o Buraco do Tatuí. Na Esplanada, a faixa mais à direita será destinada à saída de veículos oriundos dos Ministérios, com fluxo seguindo até na altura do Itamaraty, onde será desviado para a via S2. O acesso ao estacionamento da Catedral será permitido apenas pelo túnel da Cúria, na via S2. O percurso inclui ainda o Eixão Sul, que estará fechado para o tráfego de veículos.

Durante o evento, as equipes de fiscalização atuarão na região para garantir a segurança e a fluidez no trânsito. A previsão é que as interdições ocorram até as 9h.

Eixo Monumental – Show Guns N’ Roses

No domingo (2), em razão do show da banda americana Guns N’ Roses, que será realizado na Arena BRB Mané Garrincha, o Detran-DF realizará intervenções viárias nas proximidades do local para garantir a segurança e a fluidez do trânsito.

A partir das 15h, as equipes de fiscalização atuarão no controle de tráfego nas imediações da Arena, posicionadas em pontos fixos e realizando o patrulhamento na região a fim de melhorar a fluidez, coibir infrações e auxiliar a travessia de pedestres. Em pontos estratégicos, serão instalados painéis eletrônicos de mensagens para orientar os condutores e pedestres.

Na via N1, na altura do Planetário, e na via contorno do Estádio Nacional de Brasília (ENB), os agentes de trânsito implantarão sinalização viária para a travessia de pedestres e para impedir estacionamento irregular. Na via N2, próximo à rotatória de acesso à via contorno do ENB, será delimitada uma área de embarque para veículos de transporte de passageiros por aplicativo. Já na entrada principal de automação da Arena BRB, será sinalizada uma área destina a táxis. O estacionamento do Planetário será reservado aos vendedores ambulantes.

Dispersão

As ações de dispersão terão início a partir das 23h30. Na altura do estacionamento rotativo, os veículos que saírem pela saída “A” serão direcionados para a via N1, enquanto os veículos oriundos da saída “B” seguirão no sentido Colégio Militar. O Detran-DF implantará sinalização para canalizar o fluxo de veículos em sentido único, para isso a rotatória da Curva do Chinelo, próxima ao Complexo Aquático Cláudio Coutinho, será bloqueada.

Na via N2, na altura da 5ª Delegacia de Polícia, serão realizadas interdições com o objetivo de direcionar o fluxo de veículos para o Eixo Monumental. A via SRPN, nas imediações do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), ficará em sentido único, em direção à N1.

Na via S1, nos cruzamentos na altura do Memorial dos Povos Indígenas e na altura do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, será implantada sinalização com cones para facilitar a dispersão do fluxo proveniente da via N1. Em diversos pontos da região, serão realizadas alterações semafóricas para auxiliar na fluidez do tráfego.

Fonte: Agência de Notícias do Estado do DF

Compartilhar

Faça um comentário