Compartilhar
DMTT anuncia alterações no Transporte Urbano do Litoral Norte
O Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) anuncia mudanças nas linhas de ônibus urbanos que trafegam pelo litoral Norte de Maceió. A medida tem como objetivo modernizar o sistema, reduzir o tempo de espera, otimizar a frota e proporcionar deslocamentos mais rápidos e organizados para os usuários.
As alterações fortalecem o uso de linhas alimentadoras e da integração temporal. As mudanças serão implementadas em duas etapas, a primeira no próximo sábado (30), e a segunda a partir da próxima segunda-feira, 1º de junho.
As mudanças foram debatidas com representantes comunitários e serão acompanhadas após a implantação pelas equipes de planejamento operacional do DMTT.
Confira abaixo o cronograma completo das mudanças:
– Alterações a partir de Sábado (30/05)
Linha Gruta / Centro
A linha 024 – Gruta / Centro terá a operação suspensa. A partir do sábado ela será substituída pela nova linha alimentadora 1024 – Terminal Rotary / Terminal Cruz das Almas. A nova linha conectará os terminais de forma mais eficiente, ampliando as opções de viagens e facilitando a integração temporal com outras linhas do sistema.
Linhas do Litoral Norte e Região Sul
As linhas 221 – Saúde / Cruz das Almas, 223 – Ipioca / Vergel (via Ponta Verde) e 226 – Ipioca / Trapiche (via Poço) terão a operação suspensa. Essas linhas serão unificadas na nova linha 112 – Ipioca / Trapiche – Vergel (via Poço – Ponta Verde – Joaquim Leão).
Com a mudança na operação, o atendimento às comunidades do Alto de Ipioca e Saúde será garantido em ambos os sentidos por meio de viagens alternadas entre os corredores Poço / Trapiche e Ponta Verde / Vergel.
– Alterações a partir de Segunda-Feira (01/06)
Linha Vergel / Mirante
As linhas 603 – Vergel / Mirante e 708 – Cruz das Almas / Ponta Verde ganharão o acréscimo de um veículo e terá o número de viagens ampliado durante os dias úteis.
– Integração nos Dias Úteis (Consolidação do Modelo)
Quatro linhas terão a operação suspensa e passarão a seguir durante os dias úteis o mesmo modelo já utilizado aos sábados e domingos. Confira os detalhes:
A linha 613 – Vergel / Guaxuma (via Santo Eduardo – Cruz das Almas) será substituída nos dias úteis pelas linhas 209 – Cruz das Almas / Vergel (Santo Eduardo – Joaquim Leão) e 1022 – Cruz das Almas / Alto de Guaxuma (alimentadora).
A linha 614 – Trapiche / Mangabeiras (via Joaquim Leão – Ponta Grossa) será substituída nos dias úteis pela linha 209 – Cruz das Almas / Vergel (Santo Eduardo – Joaquim Leão).
“Foi uma medida estudada em cada ajuste para melhor atender os usuários. Nesse modelo, a utilização das linhas alimentadoras associada à integração temporal reduz a duplicidade de trajetos e melhora a distribuição da frota, trazendo mais fluidez e previsibilidade para quem usa o transporte diariamente”, disse, o diretor do Sistema Municipal de Transportes Urbano, Glauco Oliveira.
Departamento Municipal de Transportes e Trânsito
Avenida Durval de Góes Monteiro, 829 – Tabuleiro do Martins
CEP 57061-000 // Telefone: (82) 3312-5330.
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.
Disque DMTT: 118
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 7h às 19h
Para análise de implantação ou modificação de sinalização viária, instalação ou reprogramação de semáforos, demandas de engenharia de tráfego, recursos de multa e abertura de protocolos em geral: [email protected]
Para registro de sinistros sem vítimas, acesse: noi.maceio.br/colidiu
