Compartilhar

TV Paraná Turismo mostra paranaenses além da fronteiras do Brasil em novo programa

Publicado em: 18/12/2025 03:41

A identidade paranaense ganha o mundo e chega à televisão em um novo formato. A TV Paraná Turismo estreia nesta quarta-feira (17), às 19 horas, o programa “Paranaenses Mundo Afora”, uma produção que apresenta histórias de paranaenses que vivem em outros países e seguem levando consigo a cultura, as tradições e o orgulho de suas origens.

A cada episódio, o programa funciona como uma verdadeira janela internacional para o Paraná, revelando como cidadãos do Estado se tornaram embaixadores naturais da cultura paranaense em diferentes partes do planeta. Por meio de depoimentos sensíveis e inspiradores, os participantes compartilham memórias, costumes e referências que conectam suas trajetórias pessoais às raízes paranaenses.

Com uma abordagem inovadora, “Paranaenses Mundo Afora” destaca como a identidade do Paraná se manifesta além das fronteiras nacionais, seja na música, na dança, na gastronomia ou na hospitalidade. As histórias mostram como elementos culturais do Estado são preservados, reinterpretados e apresentados ao mundo por quem escolheu viver fora do Brasil.

Os entrevistados também ressaltam as belezas naturais e os símbolos que marcam o Paraná, como as Cataratas do Iguaçu, a Serra do Mar e a diversidade cultural formada por diferentes etnias. Além disso, relatam experiências pessoais que evidenciam como o Estado contribuiu para sua formação humana e profissional, reforçando o vínculo permanente com a terra natal.

A estreia convida o público a conhecer trajetórias que unem passado e presente, pertencimento e novas culturas, revelando como o Paraná está presente em diferentes continentes por meio de sua gente.

Serviço:

“Paranaenses Mundo Afora”

Estreia: quarta-feira, 17 de dezembro

Horário: 19 horas

Emissora: TV Paraná Turismo

Onde assistir: Canal 9.1 UHF (TV aberta), Canal 509 (Claro/NET), Antena parabólica – Satélite Star One D2 (frequência 4056, Banda C), Banda KU, canal 236 – todo o Brasil e SKY TVRO, canal 66

Fonte: Agência de Notícias do Estado do PR

Faça um comentário