Compartilhar

Tributação Verde e desenvolvimento socioeconômico é tema de palestra no estande Sistema Tribunais de Contas

Publicado em: 15/11/2025 18:27

A programação deste sábado, 15, do estande Sistema Tribunais de Contas contou com a palestra “Tributação Verde e desenvolvimento socioeconômico”, apresentada pelo secretário estadual da Fazenda, René Sousa Jr, para o público da Green Zone, na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas,  COP30,  que ocorre em Belém, Pará.

 

 O presidente do TCE-PA,  conselheiro Fernando Ribeiro, conduziu a abertura e apresentou o palestrante.

 

“Em 2019, já no primeiro ano de gestão do governador Helder Barbalho e dele, à frente da Sefa, o Pará teve um resultado fiscal de receita maior do que todos os anos anteriores. Eu acompanho a vida política e administrativa deste estado há quase 50 anos e nunca vi uma gestão fiscal de tal excelência. Agradeço pela presença aqui”.

 

Estratégia – O secretário esclareceu que Tributação Verde é uma estratégia de política ambiental, que utiliza o sistema de impostos para incentivar práticas sustentáveis e desestimular atividades poluentes. Busca compensar os custos ambientais causados  por determinadas atividades.

 

“É  possível usar tributação como elemento indutor da preservação ambiental. No caso específico do Pará, a distribuição de ICMS aos municípios, que está na autonomia do estado, tem critério ligado à preservação. Então, a tributação também é para induzir as pessoas a preservar o meio ambiente”, destacou o titular da Sefa.

 

Estiveram presentes, o conselheiro Antônio José Guimarães (TCMPA); a corregedora-geral do MPC-PA, Deíla Barbosa; o procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Pará, Alexandre Tourinho; o presidente do TCE-AP,  conselheiro Reginaldo Ennes e membros da Corte amapaense; o vice-presidente do TCE-AC, conselheiro Ronald Polanco; a procuradora-chefe da Procuradoria Nacional de Defesa do Clima e do Meio Ambiente (AGU), Teresa Villac;

e o  ambientalista Fábio Feldmann (SP).

 

“É muito importante esse estande dos Tribunais de Contas e que agora traz essa palestra sobre tributação verde, que é um debate essencial na COP. As discussões estão riquíssimas e o evento está belíssimo e Belém fica com um legado duradouro. A cidade está muito bonita”, disse o presidente do TCE-AP.

 

Alexandre Tourinho pontuou que “o Tribunal de Contas com essa ação passa todo um conhecimento para a população do Pará e comunidade internacional da Green Zone não só de tributação, como de controle externo e gestão”. 

 

O ambientalista Fábio Feldmann elogiou o espaço  institucional. “Isso demonstra liderança. O Tribunal de contas está exercendo um protagonismo muito importante, em especial na gestão do conselheiro Fernando Ribeiro. Eu vejo os TC’s como essenciais na Governança ambiental e climática”, ressaltou.

 

O estande do Sistema Tribunais de Contas é uma iniciativa do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA), Ministério Público de Contas do Estado do Pará (MPC-PA) e Ministério Público de Contas dos Municípios do Pará (MPCPA).

 

 

IMG 20251115 WA0320

 

IMG 20251115 WA0319

 

IMG 20251115 WA0317

 

IMG 20251115 WA0318

 

IMG 20251115 WA0315

 

IMG 20251115 WA0316

 

IMG 20251115 WA0314

 

IMG 20251115 WA0313

 

IMG 20251115 WA0312

 

Fonte: Agência de Notícias do Estado do PA

Faça um comentário