O Núcleo Judiciário da Mulher – NJM do TJDFT promoveu, na manhã desta quarta-feira, 8/7, o webinário “Propostas didáticas sobre a prevenção à violência contra as mulheres”. O evento, transmitido ao vivo para os participantes por meio da plataforma Cisco-Webbex, teve como objetivo a capacitação dos voluntários do Projeto Maria da Penha Vai à Escola – MPVE.
O curso foi ministrado pela pedagoga e supervisora do NJM, Myrian Sartori, e pelo assistente social do Núcleo, Marcos Francisco de Souza. Na ocasião, os palestrantes discutiram estratégias para abordar a violência doméstica e familiar contra as mulheres no contexto escolar para alunos de todas as idades.
“O Programa Maria da Penha vai à Escola é muito importante no enfrentamento à violência contra as mulheres, uma vez que busca atingir as causas e atuar na prevenção. A educação é muito importante nesse sentido e o/as profissionais têm sido grandes protagonistas dessas mudanças”, já registrou o juiz Ben-Hur Viza, coordenador do NJM e titular do Juizado de Violência Doméstica contra a Mulher do Núcleo Bandeirante. Segundo o magistrado, a partir de iniciativas como essa, espera-se ter uma sociedade com maior igualdade entre homens e mulheres, nas obrigações e direitos, como a Constituição Federal de 1998 prevê.
O webinar foi o segundo de um ciclo de webinários dedicados especialmente aos voluntários do MPVE. Na oportunidade, foi lançado um toolkit para profissionais da educação, que traz uma série de fontes, links, referências e propostas de atividades que podem apoiar os educadores na organização de aulas e encontros sobre o tema. O material está disponível on-line e pode ser acessado aqui.
No próximo dia 22/7 será realizado o terceiro webinar, desta vez sobre o tema “Especificidades da violência doméstica e familiar contra as mulheres”.
Saiba mais sobre o programa Maria da Penha Vai à Escola.