InícioTRIBUNAL DE JUSTIÇA DFQuarentena: visite o Memorial do TJDFT sem sair de casa

Quarentena: visite o Memorial do TJDFT sem sair de casa


.

jk_memorial_visita_virtual.pngArte não é liberdade; é libertação”, já dizia a escritora Clarice Lispector. A frase parece nos lembrar que, diante de momentos difíceis como o que vivemos, com isolamento social e restrição de circulação imposta pela pandemia do coronavírus, observar e conhecer obras de arte pode ser uma saída para encontrar leveza em meio à quarentena. A galeria do Memorial do TJDFT, disponível virtualmente, oferece ao público um pouco desse universo de cultura, arte e história.

Inaugurado em abril de 2010, o Memorial dispõe de um acervo permanente com obras de renomados artistas brasileiros, tais como: Di Cavalcanti, Rossini Perez, Bernardo Cid, Athos Bulcão, Carlos Scliar, Siron Franco e Rubem Valentim. Na visita virtual, é possível conhecer um pouco do trabalho de cada um deles e conferir, ainda, peças doadas por escultores, fotógrafos e escritores que realizaram exposições temporárias no Tribunal desde 2013.

Responsável pela gestão do patrimônio histórico e artístico da Casa, a 1ª Vice-Presidente do TJDFT, Desembargadora Ana Maria Duarte Amarante Brito, destacou, entre as obras disponíveis no Memorial, um retrato a óleo do Presidente Juscelino Kubitschek, fundador de Brasília, datado de 1961, de autoria de Di Cavalcanti. “A tela foi adquirida ainda na década de 60, sob a condução do nosso primeiro Presidente, Desembargador Hugo Auler. Sempre houve, no Tribunal, a preocupação com o fomento à cultura e preservação da memória institucional”, declarou.

Projetos – Visando à ampliação e incremento do acesso online ao Memorial, a magistrada informou que estão em fase de avaliação novos projetos inteiramente digitais. “Enquanto aguardamos o momento oportuno para a retomada dos eventos presenciais, estamos trabalhando em um projeto virtual que permitirá aos artistas, além de nos agraciar com seus trabalhos, mostrar seus ateliês e falar um pouco sobre os processos criativos e exposições que irão trazer para a instituição. Também está em curso um projeto que visa promover, via internet, uma retrospectiva das exposições já realizadas no Memorial”, concluiu a desembargadora.

As obras e especificações de todo o acervo do Memorial também podem ser vistas no livro TJDFT 60 anos, em edição bilíngue, disponível, na íntegra, no hotsite comemorativo das seis décadas de existência da instituição.

Clique aquinavegue pelo Memorial do TJDFT.

Fonte: TJ DF

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA