InícioTRIBUNAL DE JUSTIÇA DFProjeto de visitas virtuais de presos é implementado na Penitenciária Feminina do...

Projeto de visitas virtuais de presos é implementado na Penitenciária Feminina do DF


.

A juíza da Vara de Execuções Penais do DF acompanhou, nesta sexta-feira (19/06), a implementação do projeto de visitas virtuais na Penitenciária Feminina do DF. Representantes do Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios – MPDFT, do Departamento Penitenciário Nacional – DEPEN e da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Distrito Federal – SEAP/DF também estiveram presentes.  

Inicialmente, sete presas conversaram por até três minutos com seus familiares. Todas as outras detentas também poderão visitar virtualmente seus parentes. A previsão, de acordo com a magistrada, é de que as conversas ocorram uma vez por mês. As visitas virtuais têm o objetivo de restabelecer o contato entre preso e familiares. Isso porque, nesse momento de pandemia, as visitas presenciais estão suspensas para evitar a disseminação do coronavírus causador da COVID-19 no sistema penitenciário do DF. 

As visitas virtuais foram aprovadas pelas presas. E.O.B.D, por exemplo, pôde diminuir a saudade do filho que não conseguia ver desde antes do início da pandemia. Ela conta que os dois trocavam apenas cartas, mas hoje puderam ouvir a voz, mesmo que virtualmente, um do outro. “Gostei demais de conversar com ele”, conta.  Já para a interna  A.L.S.B, a iniciativa foi importante para saber que todos os familiares estão bem. “A iniciativa foi muito importante, porque toda sociedade está isolada. E você vê um parente, vê que está bem… Para mim, foi perfeito”, relata.  

O projeto de visitas virtuais, que se iniciou nesta sexta-feira na Penitenciária Feminina, será expandido para as demais unidades do sistema prisional do DF. O visitante virtual deve constar no cadastro presencial. A regulamentação será divulgada no site da SEAP, antiga SESIPE 

Fonte: TJ DF

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA