InícioSergipeEscolas estaduais são premiadas por desenvolverem projeto socioambiental

Escolas estaduais são premiadas por desenvolverem projeto socioambiental


Escolas do Leste Sergipano circunscritas à Diretoria Regional de Educação 4 (Japaratuba) foram premiadas pelo Instituto Mosaic. A premiação aconteceu na terça-feira (17), contando com a certificação de alunos e unidades escolares em função do resultado das atividades remotas desenvolvidas no programa Alimentação, que trata do acesso à nutrição e é fruto de uma parceria com a empresa Mosaic Fertilizantes.

Os alunos foram contemplados com uma cesta de alimentos saudáveis, como cebolinha, coentro, banana, além de outros legumes e frutas; e um processador de alimentos. Eles passaram pelo desafio de produzir um vídeo apresentando o preparo de um lanche com ingredientes da terra, ou seja, folhas, grãos, frutas etc. A seleção foi realizada pelos gestores e equipe da área ambiental.

De acordo com a diretora da DRE 4, Maria Luiza Omena, a ação percorre assuntos sobre a qualidade dos alimentos, o que você come e o que tem nos alimentos, para depois ensinar os estudantes a cultivarem uma horta. “É para que a gente consiga fazer com que a alimentação escolar seja sustentável; que a gente possa tirar dali hortaliças para utilizar na merenda”, disse.

A premiação ocorreu em cada uma das unidades escolares, dentre as quais estão a Escola Estadual Maria da Glória Mota Cabral, Escola Estadual Maria Berenice Barreto Alves, Colégio Estadual Edélzio Vieira de Melo, Colégio Estadual Monsenhor Eraldo Barbosa de Almeida, Colégio Estadual Leandro Maciel, Colégio Estadual José de Matos Teles e o Colégio Estadual Senador Gonçalo Rollemberg, situadas nos municípios de Capela e Japaratuba.

A gerente de Projetos do Instituto Mosaic, Camila Bellenzani informou que o Programa Alimentação visa conscientizar sobre hábitos saudáveis e sustentáveis e ações para garantir o acesso de comunidades vulneráveis à nutrição, com atuação em comunidades e escolas com atividades educacionais e sociais, como a criação de hortas, fazendo delas um instrumento pedagógico para os alunos.

Nas unidades escolares de Educação Fundamental do município de Capela, a Escola Estadual Maria da Glória Mota Cabral e a Escola Estadual Monsenhor Eraldo Barbosa de Almeida, a equipe diretiva, juntamente com a DRE 4 e o Instituto Mosaic, entregaram os prêmios aos alunos. Segundo Viviane Gomes, diretora da Escola Estadual Maria da Glória Mota Cabral, a unidade passou por uma capacitação para o cultivo da horta; porém, com a chegada da pandemia, o projeto foi pausado e, em parte, transferido para a modalidade remota, em que as crianças envolvidas desenvolvem atividades com o auxílio das mães e recebem orientações a respeito do tema proposto no programa.

As atividades têm o acompanhamento da nutricionista Dalva Gabryele, coordenadora local do Projeto Movere, parceira do Instituto Mosaic. Ela frequentava as unidades escolares mensalmente, mas com a transferência das atividades para o modo online, interage com os estudantes e familiares por grupo no WhatsApp duas vezes por semana, no qual apresenta um tema que será debatido. “Também temos um grupo de tira-dúvidas em que eu converso com os alunos e os pais deles sobre alimentação saudável, além de orientar sobre os cuidados necessários”.

Os alunos Emanuel Lucas (4º ano) e Elis Aryella (2º ano) aprenderam muito sobre o que comem e como fazem um lanche saudável e gostoso. Ao aprender, entendem a importância e a necessidade de uma rotina contendo alimentos frescos e saudáveis em casa. “Quero agradecer a todos vocês pela oportunidade e a minha mãe que me ajudou”, disse a pequena Elis. Já para as alunas Shayane Vitória (4º ano) e Jamylle Almeida (6º ano), da Escola Estadual Monsenhor Eraldo Barbosa de Almeida, a experiência foi positiva porque o aprendizado foi bastante significativo. “O que eu aprendi foi que uma alimentação saudável é boa para a saúde e para a gente ficar forte”, explicou a pequena Shayane, ao contar que montou um típico feijão com arroz e vegetais crus e cozidos. Assim como a colega, Jamylle Almeida também produziu um vídeo e destacou o que é a pirâmide alimentar e os alimentos que devem ou não ser consumidos pelas pessoas.

Fonte: Governo SE

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA